Política
Mauro cobra que Lula esqueça eleição e negocie com EUA: “Está cometendo erros gigantescos”
Durante reunião entre nove governadores da direita e centro-direita, em Brasília, o governador Mauro Mendes defendeu que o grupo cobre o presidente Lula para esquecer as eleições de 2026 e negociar o “tarifaço” com o presidente dos EUA, Donald Trump.
A reunião, organizada por Mauro, ocorreu na tarde desta quinta-feira (7/8) e contou com a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Junior (PR), Jorginho Mello (SC), Romeu Zema (MG), Wilson Lima (AM) e Ibaneis Rocha (DF).
“Nós temos que cobrar do presidente Lula que ele assuma o protagonismo dessa negociação. Ele é o presidente desse país, concordemos ou não, e ele não pode abrir mão de dialogar com os americanos. O Xi Jinping, presidente da China, que é a segunda maior potência do mundo, falou mais de uma dezena de vezes com o presidente americano. O Lula não pode ficar aqui oferecendo jabuticaba, falando algumas coisas, como se estivesse jogando para o time eleitoral que ele representa, deixando de lado os interesses do povo brasileiro”, pontuou.
Mauro ressaltou que a falta de diálogo poderá causar graves consequências para a população de todos os estados.
“O presidente Trump está errado, mas é o presidente da maior economia do planeta. Não adianta nós aqui, na dimensão que nós temos, querer peitar o cara. Olha o que aconteceu com a Venezuela, com o Irã. Não podemos de maneira alguma permitir que essa crise possa escalar e levar o Brasil a uma das piores crises da sua história. Não dá pra agir do jeito que o Lula está agindo, cometendo esses erros crassos e gigantescos de diplomacia internacional. Isso pode custar caro a todos nós brasileiros”, afirmou.
Para Mauro, caso Lula insista no erro, os presidentes da Câmara e do Senado precisam “ter a coragem” de assumirem essas negociações.
“Se houver omissão, o presidente da Câmara e do Senado precisam assumir esse protagonismo, bater no peito e procurar o governo americano. Porque nós governadores representamos nossos respectivos estados, mas o Congresso Nacional representa a nação brasileira e é o maior Poder que existe nesse país”, opinou.
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso7 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Polícia1 dia agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
