Política
Mauro defende aliança de estados para enfrentar Reforma Tributária
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União), propôs, nesta sexta-feira,16, durante evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), no Rio de Janeiro, uma aliança entre estados brasileiros para mitigar os impactos econômicos da Reforma Tributária, cuja implementação está prevista para 2033.
Segundo Mendes, a proposta aprovada na Câmara dos Deputados no dia 10 de julho isenta impostos sobre exportações, uma medida que pode afetar severamente as finanças de Mato Grosso, estado que tem grande parte de sua arrecadação baseada nas exportações do agronegócio.
“Temos um desafio até 2033, que é passar pela migração de um regime – criado recentemente – de um novo modelo tributário no País. Muitos não conhecem as reais consequências desse novo modelo de tributação.Me preocupa, porque estaremos a isentar todos os exportadores, ninguém vai pagar absolutamente nada de impostos”, afirmou.
O governador ressaltou que a isenção beneficiará principalmente o agronegócio e o setor de mineração.
“O grande agronegócio e o setor da mineração por exemplo não pagarão nada de imposto nesse país, isso traz um desafio até 2033 e até lá teremos que essa importante agenda, continuarmos trabalhando juntos, cada um focado no seu Estado, mas olhando que estamos todos dentro do mesmo navio e ele precisa continuar navegando para o bem de todos”, disse Mendes.
O texto da Reforma Tributária ainda está em análise no Senado, que criou um grupo específico para a função.
Mendes destacou que seu principal objetivo é oferecer segurança orçamentária aos investidores e gerar oportunidades econômicas.
“Estamos fazendo aquilo que é o verdadeiro papel de um Estado: investir em infraestrutura, criar um ambiente seguro, dar ao investidor a segurança de que seu capital será respeitado e dele o imposto cobrado”, destacou. “Mato Grosso é um gigante do agronegócio, na preservação ambiental, mas acima de tudo um gigante em oportunidades”, completou.
Mauro Mendes reafirma a importância de um trabalho conjunto entre os estados, visando um futuro mais estável e próspero para o país.
Para ele, a aliança interestadual será crucial para enfrentar os desafios da reforma e manter o crescimento econômico das regiões.
-
Opinião3 dias ago
Atenção Fragmentada
-
Judiciario4 dias ago
Celular de Zampieri expõe suspeita de venda de sentença no SJT
-
Curtinhas4 dias ago
TRE defere o registro de Sérgio
-
Economia6 dias ago
Sine estadual disponibiliza mais de 3,7 mil vagas de trabalho nesta semana
-
Política2 dias ago
Jovens compram metade dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida
-
Mato Grosso4 dias ago
Lei Seca nas eleições: pelo menos nove estados terão a medida no domingo
-
Judiciario6 dias ago
STJ mantém nula efetivação de servidor que ganha R$ 15,7 mil
-
Política6 dias ago
Abílio: corrupção causou sangria e Cuiabá parou no tempo