Agricultura
Milho: Paraná inicia plantio da 2ª safra em área de 2,56 mi de hectares
O plantio da segunda safra de milho já começou no Paraná. A previsão de área é de 2,564 milhões de hectares, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do estado. O plantio atinge menos de 1% da área projetada.
De acordo com o Deral, o ritmo lento dos trabalhos é normal para o período e está atrelado principalmente à colheita da soja, que ocupa 5,7 milhões de hectares (93% da área total da primeira safra de grãos) e teve menos de 1% das lavouras colhido até agora.
“O plantio (de milho) só deve começar a evoluir mais rapidamente quando a colheita da soja tomar corpo”, diz o Deral.
O avanço também é limitado pelo clima. “Apesar das boas chuvas registradas até dezembro, 2025 começou quente e apenas com chuvas esparsas”, destaca o engenheiro agrônomo Carlos Hugo W. Godinho, do Deral, em nota.
Safra de milho atrasada em relação à anterior
Em comparação com o ciclo anterior, a safra atual está mais atrasada. O relatório aponta que 12% das lavouras de soja estão em maturação, 4 pontos porcentuais abaixo dos 16% registrados no mesmo período do ano passado, “indicando que a colheita deve ser um pouco mais lenta que no ciclo anterior”.
No caso do feijão segunda safra, que deve ocupar 381 mil hectares, o plantio atinge 6% da área prevista. Somadas, as áreas de milho e feijão segunda safra já semeadas representam mais de 32 mil hectares, ante 6,2 milhões de hectares ocupados pelas culturas na primeira safra.
-
Polícia3 dias agoPF investiga como brasileiras são atraídas por esquemas de tráfico de mulheres; Bibiana Bitello é citada
-
Polícia3 dias agoMulher é presa por suspeita de aplicar golpes no comércio da região do Cristo Rei
-
Cuiaba6 dias agoSine de Cuiabá abre a semana com 722 com foco em vendas e produção
-
Saúde5 dias agoEnfermagem: setor público concentra 61,9% dos vínculos profissionais
-
Saúde5 dias agoNúmero de enfermeiros no Brasil cresce 44% em cinco anos
-
Cuiaba5 dias agoCurso especializado fortalece técnicas da equipe de proteção do Executivo Municipal
-
Cuiaba5 dias agoCuiabá recebe Selo Prata de Boas Práticas e planeja reformas em UPAs
-
Saúde3 dias agoGestantes de áreas vulneráveis tem risco maior de perder bebê
