Cidades
Nesta semana, 50 pacientes devem retirar guias para exames pr…

Mudar de vida. Recomeçar. Geralmente essas são as motivações que impulsionam pacientes que optam pela cirurgia bariátrica. Recentemente, há dois meses, a paciente Ana Paula Gadelha, passou pelo processo. “Em dois meses já perdi 20 quilos e com acompanhamento a recuperação está sendo tranquila”, relata. A paciente Flávia Lopes da Silva também realizou a cirurgia e, segundo o esposo, Flávia passa agora pelo processo de recuperação dentro do esperado.
Assim como Ana Paula e Flávia outros sorrisenses devem passar pela bariátrica. Ontem, 04 de junho, 25 pacientes retiraram as guias para os exames pré-cirúrgicos. Hoje, dia 05 de junho, a partir das 13h30, mais 25 pacientes devem passar pela Central de Regulação para a retirada das guias.
A coordenadora da Central de Regulação, Jéssica Toniazzo Lemos, pontua que há um protocolo a ser seguido pelos pacientes. “É preciso ficar muito atento aos dias de consultas e aos contatos telefônicos, pois esse é um processo demorado e perder uma consulta causa prejuízo ao próprio paciente”, destaca Jéssica.
Outra recomendação é que os pacientes levem todos os exames prontos quando são chamados para consultas. “Caso algum exame não esteja pronto e a consulta estiver agendada, nós recomendamos que entrem em contato pelo (66) 99978-8441 para que possamos reagendar”, alerta a coordenadora. E assim que o paciente passar pelo cardiologista, endocrinologista e psicólogo, deve avisar a Central de Regulação para que a consulta com o médico que fará a cirurgia bariátrica seja agendada. E, caso o médico passe novos exames, mais uma vez, o protocolo é procurar a Central de Regulação para agendamento e liberação.
Jéssica destaca que muitos pacientes aguardavam desde 2022 pela cirurgia. “Todos os pacientes que deram entrada aos pedidos no período de 2022 a 2024 serão chamados”, diz. No total serão 80 pacientes com o investimento de R$ 1.776.000,00 – cada cirurgia, sem os exames, custa R$ 22,2 mil. O valor investido agrega recursos próprios da Prefeitura Municipal, do Programa Fila Zero do Governo do Estado e emendas impositivas de vereadores.
Desde janeiro até agora, oito pacientes já realizaram o procedimento. “Assim que zerarmos a fila cadastrada até 2024, daremos início aos chamados de 2025”, explica a coordenadora.
Contato com a Central
O secretário de Saúde, Vanio Jordani frisa que pacientes que deram entrada ao pedido no período de 2022 a 2024 devem ficar atento aos chamados da Central. Jordani reforça que a Central liga e envia mensagens pelo (66) 99978-8441; “então pedimos aos pacientes que salvem esse número e atendam assim que receber as ligações”.
Outra recomendação é manter o cadastro atualizado. Caso o paciente tenha trocado de número, deve procurar o PSF mais próximo de sua residência e atualizar o cadastro. “Infelizmente temos muitos cadastros com números desatualizados e precisamos que o paciente regularize essa situação para que possamos entrar em contato”, detalha o secretário.
E, vale sempre lembrar que qualquer paciente ou familiar com dúvidas, pode e deve acionar a Central. Pelo (66) 99978-8441 a população pode enviar mensagens de textos ou de áudio para sanar as dúvidas; contudo, como é operado via programa de computador, o número não atende ligações.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Mato Grosso4 dias ago
Procuradoria da Mulher discute aplicação do protocolo de notificação de violência doméstica nas unidades de saúde
-
Saúde5 dias ago
Anvisa aprova uso do medicamento Mounjaro para perda de peso
-
Política2 dias ago
Cuiabá empossa seis novos procuradores municipais aprovados em concurso
-
Saúde5 dias ago
Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais
-
Várzea Grande2 dias ago
Caio Cordeiro lança abaixo-assinado contra empresas de transporte coletivo em Várzea Grande
-
Mato Grosso3 dias ago
Aprovado projeto que prevê atendimento para saúde vocal a professores da rede pública estadual
-
Política5 dias ago
Comissões avançam sobre entraves administrativos e na melhoria de políticas públicas
-
Economia5 dias ago
FIT Pantanal encerra com sucesso de público e otimismo para o futuro