Várzea Grande
Operação apreende mais de 7 mil garrafas de whisky com suspeitas de contaminação
As amostras foram encaminhadas ao Lacen, responsável por identificar se há presença de metanol ou outra substância tóxica nas bebidas. O resultado do laudo ainda não tem data prevista
Equipes da Vigilância Sanitária do Estado e do Município de Várzea Grande, Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Polícia Civil e Politec, realizaram, na manhã desta sexta-feira (24), uma operação de fiscalização em um depósito de uma grande rede atacadista, localizada na Avenida Júlio Campos, em Várzea Grande.
A ação teve como objetivo localizar e apreender um lote de whisky suspeito de estar relacionado aos casos de intoxicação por metanol registrados no Estado. Esse mesmo lote teria sido consumido por um empresário do município de Água Boa, que está internado em Goiânia, em tratamento, após ter a visão comprometida em decorrência da intoxicação.
Durante a operação, as equipes encontraram e apreenderam mais de 7 mil garrafas da bebida que foram lacradas e separadas. A rede atacadista foi nomeada como fiel depositária da carga até a conclusão das análises laboratoriais.
As amostras do produto foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável por identificar se há presença de metanol ou outra substância tóxica nas bebidas. O resultado do laudo ainda não tem data prevista.
De acordo com o delegado titular da Decon, Rogério Ferreira, ainda não há confirmação de falsificação da bebida, mas foram encontradas divergências entre os números de lote das caixas e das garrafas, o que motivou a retirada preventiva do mercado.
“Por precaução, o produto está sendo recolhido até a conclusão dos exames. Caso o resultado confirme adulteração, a bebida será apreendida e destinada ao descarte correto. Se o laudo for negativo, ela poderá retornar à comercialização”, explicou.
As investigações tiveram início após denúncias recebidas entre os dias 22 e 23 de outubro, quando delegacias de Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças realizaram operações de fiscalização e apreensão de bebidas suspeitas de adulteração. As denúncias surgiram depois que várias pessoas passaram mal na região do Araguaia, entre os dias 11 e 14 de outubro, após o consumo da mesma marca de whisky.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Carlos Valadares, informou que, diante da confirmação do primeiro caso e de novos casos suspeitos no Município, vão ser intensificadas as ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.
“As equipes da Vigilância Sanitária farão inspeções em bares, distribuidoras e depósitos, com o objetivo de identificar produtos adulterados e retirá-los de circulação, garantindo a segurança da população”, destacou.
A secretaria municipal de saúde reforça o alerta à população sobre os riscos de consumir bebidas de origem duvidosa e orienta que qualquer suspeita seja imediatamente comunicada à Vigilância Sanitária Municipal (65 98464-5062) ou à Polícia Civil (65 3614-6211).
Galeria de Fotos (4 fotos)
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Esportes6 dias agoSinop recebe etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis a partir de sábado
-
Várzea Grande5 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Esportes7 dias agoTenista mato-grossense avança para oitavas de final em torneio na Alemanha
