Várzea Grande
Parceria entre UNIVAG e Prefeitura leva saúde e orientação a escolas de Várzea Grande
Alunos da rede municipal de Várzea Grande estão sendo beneficiados por uma importante iniciativa voltada à saúde e à conscientização. A ação é promovida pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e está sendo realizada em Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A proposta leva atendimentos básicos e atividades educativas a crianças de diferentes faixas etárias, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Na EMEB Joaquim da Cruz Coelho, a ação já impacta diretamente a rotina escolar. Segundo a diretora da unidade, Rosalina Marques de Almeida, a parceria teve início após articulação com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Artur.
“Na semana passada, a equipe esteve na escola por meio da UBS, com a participação da médica e professora Lívia Grisante, acompanhada de alunos do UNIVAG. Eles conheceram a unidade, apresentaram a proposta e organizaram um cronograma. Hoje, realizaram a pesagem e a medição das crianças do período vespertino, atendendo turmas do Pré I ao 3º ano”, explicou.
Além dos atendimentos voltados às crianças menores, a iniciativa também contempla os alunos mais velhos. No próximo dia 14 de maio, será realizada uma palestra sobre bullying, direcionada a 124 estudantes do período matutino, que compreende turmas do 4º ao 6º ano.
“Com os alunos maiores, o foco será o bullying, um tema extremamente relevante no ambiente escolar. Também será desenvolvido um trabalho sobre nutrição, com abordagem sobre o consumo de açúcar. Os acadêmicos estão desenvolvendo esse projeto na universidade e irão apresentar um painel educativo aos estudantes”, acrescentou a diretora.
A iniciativa reforça a importância da integração entre instituições de ensino superior, rede municipal de educação e unidades de saúde, ampliando o cuidado com o bem-estar e a formação das crianças.
Ao final, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer destacou a relevância de parcerias como essa para o fortalecimento das políticas públicas educacionais.
“Projetos desenvolvidos em parceria são essenciais para enriquecer o ambiente escolar. Ações como essa contribuem diretamente para a saúde, o bem-estar e a formação dos alunos, além de fortalecer o desenvolvimento do ano letivo com atividades que vão além da sala de aula”, afirmou.
Galeria de Fotos (7 fotos)
-
Polícia5 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande2 dias agoParque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
-
Polícia1 dia agoAção conjunta resgata animais e prende dois homens suspeitos por maus-tratos
-
Política5 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia5 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Polícia7 dias agoMotociclista morre após colisão com carro na BR-163 entre Matupá e Peixoto de Azevedo
-
Judiciario4 dias agoPiloto atropela trabalhadora durante evento em Cuiabá e é solto após fiança de R$ 5,6 mil
-
Cuiaba6 dias agoCraques da Natureza planta 400 mudas com participação de 200 crianças no Parque Tia Nair
