Cuiaba
Passageiros de Cuiabá são reembolsados após cobrança no domingo
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) confirmou que 5.861 (cinco mil oitocentos e sessenta e um) passageiros que utilizaram o transporte coletivo no último domingo (3) foram reembolsados após cobrança indevida da tarifa, que deveria ser gratuita conforme estabelece a Lei Municipal nº 7.248/2024. O valor total devolvido soma pouco mais de R$ 29 mil (vinte e novo mil), representando 20,52% dos 28.554 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e quatro) usuários transportados na data.
O problema foi identificado ainda durante o domingo por agentes de plantão na região central, nas proximidades do Terminal do CPA. Passageiros relataram que, apesar da gratuidade prevista para 33 domingos ao longo do ano, foram cobrados normalmente ao embarcar nos ônibus.
Assim que o fato chegou ao conhecimento da Semob, a pasta acionou imediatamente a equipe de Tecnologia da Informação da Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), responsável pelo sistema de bilhetagem. A falha foi prontamente corrigida, e os processos de identificação dos cartões afetados foram iniciados para garantir a restituição dos valores.
Em nota oficial, a secretaria reforçou o compromisso com a transparência e com os direitos dos usuários. “Seguimos trabalhando com compromisso e transparência para garantir os direitos dos usuários do transporte público”, destacou o comunicado da Semob.
Além disso, a Secretaria notificou formalmente a MTU por meio do ofício nº 324/2025, solicitando esclarecimentos sobre o motivo da falha, as medidas corretivas adotadas e o plano de prevenção para evitar novos episódios. A entidade tem até cinco dias úteis para responder à solicitação.
A gratuidade aos domingos é parte de uma política pública voltada à inclusão social, mobilidade urbana e estímulo ao uso do transporte coletivo. A Semob assegura que está atenta e continuará fiscalizando para garantir o cumprimento da lei e o respeito ao cidadão cuiabano.
#PraCegoVer
Na imagem principal há um ônibus estacionado no ponto de parada situado no Aquário Municipal. A imagem retrata uma arvore sombreada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Polícia15 horas agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande5 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
