Mato Grosso

Personalidades e projetos de diferentes segmentos são homenageados em sessão especial na ALMT

Published

on


Foto:
GILBERTO LEITE/ALMT

Moções de aplausos, títulos de cidadão mato-grossense e comendas foram concedidas a personalidades de diferentes áreas de atuação em sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na noite de terça-feira (19). A cerimônia realizada no Plenário das Deliberações Deputado Rene Barbour teve como objetivo homenagear 29 pessoas e projetos, cujas honrarias foram propostas pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD) e aprovadas pelo Parlamento estadual.

Agraciado com a Comenda Dante de Oliveira, o tenente coronel da Polícia Militar (PM/MT), Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, vê o reconhecimento como um incentivo para continuar trabalhando. “Eu tenho 29 anos de serviço prestado na Polícia Militar e mais dois anos prestado junto à Seduc [Secretaria Estadual de Educação]. Então, essa honraria me deixa muito alegre e muito entusiasmado a querer produzir ainda mais, fazer mais ainda por esse povo, por essa terra”, declarou. “Acredito que essa comenda veio para congratular a minha atribuição junto à Polícia Militar, muito dedicada na parte de direitos humanos, polícia comunitária. Escrevi alguns livros, sou mestre em sociologia. Traz para mim muita felicidade esse reconhecimento por parte do Wilson Santos, que foi meu professor no ensino médio e no cursinho”, completou o militar.

Entre as 19 moções de aplausos concedidas está a homenagem ao programa “É Bem Mato Grosso”, da TV Centro América, palco de artistas locais e em que são mostrados culinária e biomas do estado. Apresentador da atração, o cantor e compositor Pescuma lembrou que a frase “É Bem Mato Grosso” é título da canção de abertura do programa, além de ter sido bordão da emissora afiliada da Globo no estado. “Compus essa música junto com o meu querido irmão parceiro, Ulisses Serotini, e a ideia era fazer um rasqueado que falasse de Mato Grosso como um todo, das suas belezas, suas riquezas culturais. A música virou bordão da Centro Américo e depois veio o convite para transformar essa música num programa. Foi um ano de pilotos. Já são 12 anos e meio no ar e hoje, recebendo essa moção de aplausos, que é para a nossa equipe, para todos nós que fazemos o ‘É Bem Mato Grosso’”, contou Pescuma.

Médica cardiologista e pesquisadora natural de Goiás que atua em São Paulo, Ludhmila Hajjar, foi uma das agraciadas com o título de cidadão mato-grossense. Ela acredita ter recebido a homenagem por atender muitos pacientes vindos de Mato Grosso. “Para mim é uma alegria muito grande, é uma honra, mais que fortalecer meu laço com o estado, é também marcar uma sensação de pertencimento, com toda essa riqueza natural, histórica e cultural desse grande Estado do Brasil”, manifestou.

Também foram entregues as Comendas Lenine Póvoas e Marechal Rondon. Homenageado com esta última, o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, general Luiz Duarte de Figueiredo Neto mostrou-se contente com o reconhecimento. “É um privilégio, uma honra poder receber essa comenda. O nosso Marechal Cândido Rondon é conhecido a nível nacional e internacional pelos seus feitos e realizações. Foi inclusive proposto para o Nobel da Paz. Espero fazer jus a essa honraria, trabalhando sempre em prol do desenvolvimento no nosso estado, da nossa cidade, e agora à frente agora da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Barão de Melgaço, que tem uma vocação para atuar na fronteira.  Temos feito isso com muita eficiência, particularmente atuando no ambiente internacional, sempre em cooperação e coordenação com órgãos e agências a nível federal, estadual e municipal”, afirmou.

“O Parlamento é a representação da sociedade. Essas pessoas que receberam essas honrarias hoje não estão recebendo dos deputados, mas sim da sociedade mato-grossense. Elas são de todos os campos, da área jurídica, do teatro, da dramaturgia, da música, do esporte, da medicina, da advocacia, de todos os setores. E essas honrarias servem muito menos para a vaidade pessoal, mas para que se sintam reconhecidos e estimulados a continuar fazendo mais para o Mato Grosso e pelo Brasil. É homenagem justíssima. Todas essas honrarias foram aprovadas por unanimidade para reconhecer essas pessoas fizeram muito pelo estado de Mato Grosso e esperamos que continuem fazendo”, salientou Wilson Santos.

Confira abaixo a lista completa de homenageados:

COMENDA DANTE DE OLIVEIRA 
EDINA ARAÚJO 
SEBASTIÃO CARLOS RODRIGUES DA SILVA 

COMENDA MARECHAL CÂNDIDO RONDON
FRANCIELI MAGALHÃES DE ARRUDA VIEIRA PIRES 
GENERAL DE BRIGADA LUIZ DUARTE DE FIGUEIREDO NETO
VALDECIO LUIZ DA COSTA 

MEDALHA LENINE PÓVOAS
JOSÉ DOMINGOS DE MAGALHÃES
VERGÍLIO REY DE CAMPOS

TÍTULO DE CIDADÃO MATO-GROSSENSE
DORIANE JUREMA PSENDZIUK 
KAREN ALCÂNTARA QUEIROZ SANTOS 
LUDHMILA ABRAHÃO HAJJAR 

MOÇÕES  DE APLAUSOS
ARIANA GUEGES DE OLIVEIRA
GRUPO AMMAGI
NATHALIA VIANA SILVA 
ALTAIR DELLA JUSTINA JUNIOR
MATHEUS GOMES OLIVEIRA 
CORONEL BM ALESSANDRO BORGES 
PROMOTOR DE JUSTIÇA ANTONIO SERGIO CORDEIRO PIEDADE
PROMOTOR DE JUSTIÇA THEODÓSIO FERREIRA DE FREITAS
FRANCISCO SAMUEL CORRÊA DA COSTA SILVA
JULIANA SEGÓVIA
GRUPO É BEM MATO GROSSO
JUIZ GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO
RINALDO RIBEIRO DE ALMEIDA SEGUNDO
MARCUS  PAULO GOMES PENNA 
ELVIS DOS SANTOS MAGALHÃES
LUCAS EDUARDO MAX LARA 
GABRIEL ARAÚJO ALMEIDA 
PROGRAMA É BEM MATO GROSSO
MARCUS VINICIUS CREPALDI

 



Fonte: ALMT

Continue Reading
Advertisement

CIDADES

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

MATO-GROSSO

Advertisement

GRANDE CUIABÁ

As mais lidas da semana