Agricultura
Plano Safra: governo quer adotar linha dolarizada de crédito com foco em exportações

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse a jornalistas que, entre as medidas para o novo plano safra, o governo deve adotar uma linha de crédito dolarizada com foco nos produtores que exportam commodities agrícolas. Segundo o ministro, a ideia é que os juros fiquem em torno dos atuais 8,5% e que não haja custo para o Tesouro Nacional.
“A gente quer potencializar a linha dolarizada, que tenha um custo zero para o tesouro, com níveis de juros abaixo de 10%”, afirmou.
Entretanto, por causa da instabilidade internacional, devido a guerra de tarifas adotadas por Donald Trump, o dólar tem apresentado muita volatilidade. Atualmente, a moeda está cotada próxima dos R$ 6,00, podendo gerar custos maiores aos produtores.
“A variação cambial é natural, então a gente está fazendo um trabalho com o Banco do Brasil e todos os bancos que operam com crédito rural nessa linha, para que possamos ter mais recursos e um plano safra ainda maior do que foi do ano passado que foi recorde, apesar da Selic estar alta como está hoje”, informou.
Para os produtores de médio porte, o ministro destacou que o governo quer manter o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) nos níveis atuais para que seja atrativo aos agricultores, mas reforçou que isso requer muito mais recursos do tesouro.
“A ideia é que a gente fique muito próximo e gaste o máximo possível de recursos do tesouro para manter o Pronamp nos níveis que estão atualmente, com taxas atrativas para os médios produtores e fazer um direcionamento para quem planta arroz, feijão, batata. São médios produtores que vão ter a abundância da safra brasileira para aquilo que vai para mesa dos brasileiros.”
-
Opinião4 dias ago
Licença-maternidade
-
Política5 dias ago
Ex-presidente Fernando Collor é preso na madrugada desta sexta-feira em Maceió
-
Polícia7 dias ago
Câmeras flagraram veículo com assassinos levando adolescente que foi morta após sequestro em Cuiabá
-
Política2 dias ago
Pai do vereador Miguel Júnior defende o filho após prisão em Cuiabá: “Se tivesse feito algo errado, ele assumiria”
-
Judiciario5 dias ago
Grupo diz que investiu R$ 2,8 milhões e acusa chef de estelionato
-
Saúde5 dias ago
Casos de malária no Brasil caem 26% no primeiro trimestre de 2025
-
Saúde7 dias ago
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
-
Saúde6 dias ago
OMS: surtos de doenças preveníveis ameaçam progresso na vacinação