Política

Ponte e viaduto do rodoanel em Cuiabá e Várzea Grande estão com mais de 90% de execução

Published

on


Duas obras que fazem parte da implantação do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande já chegaram na fase final. A construção de duas novas pontes sobre o rio Cuiabá e de um viaduto sobre a MT-010 estão com mais de 90% de execução. As duas estruturas serão utilizadas pela população quando o Rodoanel estiver pronto.

O Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande tem o objetivo de tirar o tráfego pesado de caminhões das áreas urbanas das duas cidades. Isso ajuda a aliviar o trânsito na região central e também faz com que as viagens de quem passa pela BR-163/364 sejam mais rápidas.

A primeira etapa do Contorno Norte do Rodoanel está em andamento, recebendo um investimento inicial de R$ 206 milhões. As obras são executadas em uma parceria entre governo do Estado e governo federal, sendo o Estado responsável por 40% do valor do contrato e a União por 60%. 

No entanto, Mato Grosso é responsável por arcar com desapropriações e reajustes, o que pode elevar o percentual do custo investido pelo Estado para até 60% do valor final da obra. No total, serão 20,5 km de uma rodovia duplicada, com pista de concreto, ligando a BR-163/364 em Várzea Grande até a MT-251, em Cuiabá. Uma série de outras obras fazem parte do projeto.

As duas novas pontes sobre o rio Cuiabá, uma para ida e outra para volta, estão com 91% da estrutura pronta. No momento, o Consórcio responsável pela obra está executando a concretagem da laje. Isso significa que estão concretando o local por onde os carros vão passar.

Já o viaduto construído sobre a MT-010 (Estrada da Guia) está 99% concluído, na fase de execução da estrutura utilizada para conter o aterro do encabeçamento, ou seja, os acessos até as pistas do viaduto.

Também haverá outro viaduto, sobre a MT-251. No momento, está sendo preparada a execução das travessas, para que depois sejam lançadas as vigas da estrutura. Ainda estão em execução a construção de duas passagens de nível, em locais de grande movimentação. Uma próxima ao Bom Futuro e outra próxima ao Arautos do Evangelho.

Em relação as pistas, neste momento, o Consórcio está avançando com a execução da terraplanagem do lado de Várzea Grande. Ainda haverá um viaduto no encontro com a BR-163/364 em Várzea Grande e uma trincheira na MT-400, ou Avenida Antárctica.

Ainda está prevista a construção de outra parte do Rodoanel, ligando da MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, depois do Distrito Industrial. Esse trecho inclui a construção de pontes sobre o Rio Coxipó e sobre o Rio Aricá, outro viaduto no encontro com a BR. Com este outro trecho, o Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande chegará a 52 km de extensão.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.



Fonte: Só Notícias

Continue Reading
Advertisement

CIDADES

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

MATO-GROSSO

Advertisement

GRANDE CUIABÁ

As mais lidas da semana