Várzea Grande
Prefeita anuncia criação de Secretaria Adjunta da Mulher Direitos Humanos, Inclusão e Cidadania
Moretti fez abertura da 5ª Conferência da Mulher e lançou ainda o prêmio “Ana Emília Iponema Brasil Sotero”, que vai premiar empresas que atuarem no enfreamento da violência contra às mulheres
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), abriu oficialmente a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres na sexta-feira, 25 de julho, data marcada pelo Dia Nacional da Mulher Negra e em memória à líder quilombola Tereza de Benguela. Durante o evento, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM-VG) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a gestora fez importantes anúncios que marcam um novo ciclo de fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Município.
Entre os principais destaques, está a criação da Secretaria Adjunta da Mulher, Direitos Humanos, Inclusão e Cidadania, que será vinculada à Secretaria de Assistência Social. A nova estrutura contará com superintendências temáticas, incluindo uma dedicada exclusivamente às pautas femininas. “Essa superintendência vai pensar, discutir e implementar as deliberações da conferência. É um ponto de partida, o início da construção de um espaço permanente dentro do governo municipal para tratar das pautas das mulheres, com vistas à futura criação de uma secretaria específica”, afirmou a prefeita.
Além das novidades estruturais, a prefeita reiterou o compromisso do município com a implantação da Delegacia da Mulher 24h e do Instituto Médico Legal (IML), demandas recorrentes dos movimentos sociais e reforçadas durante a conferência
Outra medida anunciada foi a criação do Prêmio “Ana Emília Iponema Brasil Sotero”, voltado às empresas que desenvolvam ações efetivas de combate à violência contra à mulher. O projeto de lei será encaminhado ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para contribuições e, posteriormente, à Câmara Municipal. “Queremos premiar as empresas que atuarem no enfrentamento à violência e manter viva a luta de Ana Sotero, que dedicou sua vida à causa das mulheres”, declarou Flávia.
A Conferência também foi marcada por uma homenagem póstuma à Ana Emília Iponema Brasil Sotero, falecida no último dia 18. Ela foi presidente do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, do Fórum Estadual de Mulheres Negras e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica em Mato Grosso. Foi uma das idealizadoras da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Várzea Grande e Livramento e uma defensora incansável da participação feminina na política.
“Conferência é espaço de escuta e construção coletiva. É ouvindo as mulheres que construiremos políticas públicas reais, com impacto direto na vida de quem mais precisa. Esse é o nosso compromisso”, finalizou Flávia Moretti.
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso5 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso2 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande4 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Várzea Grande6 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
