Cidades
Prefeito acompanha funcionamento de…
“Os malfeitores que passam pela nossa cidade vão ter problema, porque nós temos as câmaras já funcionando, câmaras de alta precisão. Temos muito mais para instalar ainda, mas já temos uma segurança quase que total já em Sinop. E, nós temos que agradecer ao Governador do Estado, que tem feito a doação dessas câmaras, porque o nosso Brasil está ficando cada vez mais violento, mais complicado e com essas câmaras temos certeza que vai melhorar muito a segurança dos nossos munícipes”, destacou o prefeito.
São 71 câmeras do programa Vigia Mais MT, por meio de um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. As câmeras são modelos OCR (de reconhecimento de caractere óptico), com capacidade para leitura automática de placas; câmeras fixas e câmeras speed dome (que são câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento).
“É importante destacar que todas as forças de segurança têm essas imagens e, aqui na Guarda, toda a corporação está treinada e, inclusive, as equipes que estão em rondas têm acesso às imagens via celular. Então, qualquer tipo de demanda que houver, os mal-intencionados com certeza podem ficar preocupados porque a nossa cidade já está regularmente monitorada, é lógico que a tendência é melhorar ainda mais, ampliar ainda mais a quantidade de câmeras”, pontuou o secretário de Segurança e Trânsito, Valdir Sartorello.
As imagens são capturadas e disponibilizadas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Cuiabá, Guarda Civíl Municipal, ao 11º Batalhão da Polícia Militar e Delegacias de Polícia Civil de Sinop, que acompanham em tempo real as ocorrências registradas.
Sobre o programa
O Programa Vigia Mais MT foi criado através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida. O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.
-
Agricultura5 dias ago
Projeto de segurança alimentar utiliza as 950 mil árvores frutíferas de Brasília como base
-
Política5 dias ago
Juiz diploma prefeitos eleitos de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e vereadores
-
Polícia5 dias ago
Adjunta da SES é alvo de operação e diretor de hospital é preso pela PF
-
Polícia2 dias ago
Caminhoneiro é morto a facadas dentro de casa no interior de Mato Grosso
-
Agricultura6 dias ago
Senado aprova projeto que inclui produtores no RenovaBio e endurece regras para distribuidoras
-
Polícia6 dias ago
Pastor foi morto a facadas por defender inquilino de cobrança, revela polícia
-
Mato Grosso7 dias ago
Mato Grosso é reconhecido com Selo Diamante de Transparência Pública
-
Cidades6 dias ago
Câmara realiza sessão solene e entrega Prêmio Mérito da Imprensa