Cidades
Prefeito e vice acompanham início de ampliação da subestação de energia em Sorriso
O prefeito Alei Fernandes e o vice Acácio Ambrosini acompanharam nesta quinta-feira (27), equipes da Eletrobras Eletronorte, no início das obras de ampliação da Subestação de Sorriso. O local irá receber a estrutura para a instalação de um transformador trifásico 230/69/13,8 kV, com potência de 60 MVA. Equipado com sistema de relés para prevenir sobretensão e sobrecorrente, o novo transformador ampliará em até 50% a capacidade energética da região, atendendo à expansão urbana e produtiva do Município.
A partir da entrada em operação deste equipamento, a SE Sorriso passará a dispor de quatro transformadores, garantindo maior estabilidade na rede de distribuição, administrada pela Energisa.
A previsão inicial para a conclusão da obra é dezembro, mas há esforços para antecipar a entrega para setembro, em acordo com o Ministério de Minas e Energia, para entrar em operação após a conclusão da instalação e dos testes técnicos. O transformador de energia de 60 MVA foi projetado com tecnologia e componentes de alta qualidade que resultam em qualidade confiável e longo tempo de operação energética e demais conexões. A obra visa evitar falhas no abastecimento e suprir a crescente demanda por energia, impulsionada pelo desenvolvimento econômico e industrial de Sorriso, como destaca o gerente da Eletrobrás Eletronorte, Edmar de Paula Melo.
“Com a infraestrutura modernizada, a rede de transmissão energética passa a operar de forma mais segura, eficiente e prevenindo interrupções no sistema, atendendo à crescente demanda por energia no município, beneficiando tanto a transmissão, sob responsabilidade da Eletronorte, quanto a distribuição, operada pela Energisa.”.
O prefeito Alei Fernandes destacou a importância do investimento para evitar falhas no abastecimento e suprir a necessidade da constante expansão do Município, impulsionada pelo desenvolvimento econômico e industrial.
“Esta ampliação é essencial para garantir o fornecimento contínuo, principalmente no período de seca, quando o consumo é maior. Agradecemos à Eletrobras Eletronorte pelo compromisso de manter a qualidade energética do nosso Município”.
O vice-prefeito Acácio Ambrosini, acrescenta que, impulsionada pelo desenvolvimento econômico e industrial de Sorriso, a ampliação da infraestrutura trará mais segurança à operação do sistema.
“Com o reforço de mais um bloco de energia, aumenta a confiabilidade do fornecimento de acordo com a necessidade da população e do setor produtivo, como indústrias, comércios e o agro”, salienta.
Quinto transformador para Sorriso em 2026
Edmar de Paula Melo, gerente da Eletrobrás Eletronorte adiantou que, em 2026, está prevista a instalação de um quinto transformador na SE Sorriso, acrescentando mais 60 MVA de capacidade. “Será mais um passo para evitar qualquer risco de racionamento e garantir energia suficiente para o crescimento da região”, afirmou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande6 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
