Cuiaba
Prefeito entrega aparelho de ressonância e Cuiabá dobra capacidade de exames
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, entregou nesta sexta-feira (26) o novo aparelho de ressonância magnética do Hospital Municipal São Benedito (HMSB). O equipamento, considerado um dos mais modernos da América Latina por associar alta precisão a recursos de inteligência artificial, tem capacidade inicial para realizar 900 exames por mês, número que poderá ser ampliado em até 25% conforme a demanda.
Atualmente, Cuiabá já oferece exames de ressonância pelo SUS, mas a chegada do novo aparelho dobra a capacidade do município, reduzindo a fila de espera e acelerando diagnósticos em diversas áreas da saúde. O equipamento realiza mais de 100 tipos de procedimentos, desde angiorressonância cerebral até exames de abdômen, tórax e coluna, sendo metade da capacidade destinada à demanda interna dos hospitais municipais e metade regulada para pacientes da rede. O primeiro exame foi realizado ainda na manhã desta sexta-feira.
Durante o ato, o prefeito destacou o impacto da conquista. “Esse equipamento é de última geração, traz mais agilidade, precisão e permite que Cuiabá dobre a sua capacidade de exames de ressonância. É um avanço que garante diagnósticos mais rápidos e tratamento adequado para a nossa população, sem a necessidade de investir milhões na compra e instalação, já que o município paga apenas por procedimento realizado”, disse Brunini.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, reforçou que a medida é fruto de planejamento técnico. “Esse contrato prevê inicialmente 900 procedimentos por mês, mas temos condições de ampliar. É uma forma mais eficiente de atender a população, sem filas acumuladas e com uso de tecnologia de ponta”, afirmou.
Já a primeira-dama e vereadora, Samantha Iris, ressaltou a importância social da entrega. “Esse é um equipamento completo, que garante mais qualidade, agilidade e dignidade aos pacientes. Representa o compromisso da gestão em priorizar a saúde da mulher e de toda a população cuiabana”, destacou.
Com a ativação da nova máquina, os exames atenderão pacientes encaminhados pelos hospitais municipais, UPAs e unidades básicas de saúde, contemplando tanto casos eletivos quanto de urgência. A expectativa da Secretaria de Saúde é zerar a demanda reprimida herdada de anos anteriores e assegurar que os exames sejam realizados dentro do prazo necessário ao tratamento.
A ação contou ainda com as participações dos vereadores Cezinha Nascimento, Baixinha Giraldelli e Michelly Alencar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso7 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Polícia1 dia agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
