Cidades

Prefeitura de Jaciara alerta para risco de surto de dengue, chikungunya e zika

Published

on


O município de Jaciara (a 143 km de Cuiabá) decretou estado de emergência em razão do risco de surto de dengue, chikungunya e zika. O decreto é do dia 8 de janeiro e foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso nesta segunda-feira (13), assinado pela prefeita Andrea Wagner (PSB). Entre as medidas que podem ser tomadas, o município prevê a invasão de imóveis particulares abandonados que tenham criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

De 1º de janeiro até a última sexta-feira (10), Jaciara havia registrado apenas um caso de dengue no município e nehuma notificação de zika ou chikungunya. No entanto, em 2024, foram 459 casos de dengue notificados na cidade, além de um caso de zika e 93 de chikungunya. Conforme o decreto, as medidas visam neutralizar um possível surto na cidade, articulando ações preventivas com a população.

Reprodução

Jaciara - cidade - foto panor�mica

O decreto institui que os agentes de saúde podem entrar sem autorização em imóveis particulares, residenciais, comerciais ou industriais abandonados ou sem pessoas que possam permitir a entrada. Além disso, no caso de algum morador dificultar a fiscalização, as autoridades poderão aplicar uma multa caso a visita não seja feita. 

“Nos casos de oposição ou dificuldade à diligência, a autoridade sanitária notificará o proprietário, locatário, possuidor, ocupante, responsável, administrador ou seus procuradores, no sentido de que facilite imediatamente o acesso ao imóvel, sob pena de ingresso compulsório, o qual poderá ocorrer, em casos extremos, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, aponta o documento. 

Os agentes sanitários já estão autorizados a entrar nos imóveis em que os criadouros do mosquito foram confirmados. Os moradores que recusarem a entrada das equipes se enquadrarão em crime de desobediência e infração sanitária. 

Além de Jaciara, o município de Nossa Senhora do Livramento (a 38 km de Cuiabá) também decretou estado de emergência no dia 7 de janeiro. Em 2024, o Ministério da Saúde regitrou 41,5 mil casos e 24 mortes pelas doenças em Mato Grosso.





Fonte: RDNews

Comentários
Continue Reading
Advertisement

CIDADES

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

MATO-GROSSO

Advertisement

GRANDE CUIABÁ

As mais lidas da semana