Cidades
Prefeitura e Casa do Oleiro debatem criação do Lar do Idoso

Ampliar o cuidado à idosos em situação de vulnerabilidade. Foi essa a base de um diálogo entre o prefeito Alei Fernandes, as secretárias Mara Fernandes (Mulher e Família/Semfa); Jucélia Ferro (Assistência Social/Semas); Daniela Marsola, adjunta da Semas, a pastora Claudete Maia e o pastor Elismar, responsáveis pela Casa de Passagem/Associação Casa do Oleiro. A intenção, conforme a pastora Claudete, é criar a Casa do Idoso.
“Hoje a Casa do Oleiro atende cerca de 30 pessoas diariamente fornecendo café da manhã, almoço, café da tarde, jantar, banho e um local limpo e confortável para dormir”, frisa a pastora.
Claudete explica que no espaço já são atendidos idosos em situação de vulnerabilidade. “São pessoas que já estão conosco há um bom tempo e que precisam de cuidados contínuos, precisam ir para consultas médicas, realizam fisioterapia e em todas essas situações nós damos suporte, levamos, buscamos”, detalha. E como a Casa do Oleiro já realiza esse trabalho, a intenção é justamente ampliar o cuidado e o olhar para o idoso em situação de vulnerabilidade em parceria com a Prefeitura.
“Esse é um ponto que precisamos avançar a discussão; a equipe da Casa do Oleiro nos apresentou uma proposta centrada no cuidado e no resgate de idosos; queremos e precisamos ampliar esse trabalho, agora tudo será formalizado da melhor forma possível para que possamos ampliar o cuidado com esse público específico”, frisa o prefeito Alei Fernandes.
A gestora da Semfa, Mara Fernandes, reforça que é intenção da Prefeitura fortalecer as organizações, como a Casa do Oleiro, que realizam trabalho de resgate e valorização da vida humana. “É um trabalho lindo e que exige muito de quem pratica e nossa intenção é fortalecer esses laços e possibilitar que esses cuidados cheguem a mais pessoas”, pontua.
A Casa do Oleiro
A Casa de Passagem Oleiro tem como meta garantir proteção integral a adultos (maiores de 18 anos) em situação de desproteção, vulnerabilidade e risco pessoal e social, a efetivação de seus direitos fundamentais. Fundada em 04 de fevereiro de 2016, hoje atende cerca de 30 pessoas por dia. Em 2022, 813 pessoas foram atendidas com a distribuição de mais de 21,4 refeições ao ano. A função essencial da Casa do Oleiro é resgatar vidas, através da valorização do ser humano que se encontra em situação de abandono ou que esteja passando por situação de extrema necessidade. O espaço também oferta suporte necessário às pessoas que estejam de passagem na cidade e enfrentem situação de vulnerabilidade momentânea.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Mato Grosso4 dias ago
Procuradoria da Mulher discute aplicação do protocolo de notificação de violência doméstica nas unidades de saúde
-
Saúde5 dias ago
Anvisa aprova uso do medicamento Mounjaro para perda de peso
-
Várzea Grande2 dias ago
Caio Cordeiro lança abaixo-assinado contra empresas de transporte coletivo em Várzea Grande
-
Mato Grosso3 dias ago
Aprovado projeto que prevê atendimento para saúde vocal a professores da rede pública estadual
-
Política5 dias ago
Comissões avançam sobre entraves administrativos e na melhoria de políticas públicas
-
Economia5 dias ago
FIT Pantanal encerra com sucesso de público e otimismo para o futuro
-
Política2 dias ago
Cuiabá empossa seis novos procuradores municipais aprovados em concurso
-
Saúde5 dias ago
Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais