Cidades
Prefeitura reúne loteadoras para dialogar sobre limpeza urbana e habitação
Habitação, limpeza urbana e o planejamento de Sorriso no horizonte dos próximos 30 anos foram os temas que permearam a reunião realizada na manhã desta terça-feira (4 de fevereiro) entre o prefeito Alei Fernandes; e o vice, Acacio Ambrosini, com representantes de imobiliárias e loteadoras de Sorriso.
Demais integrantes do Executivo Municipal, como o economista Ednilson Oliveira e os secretários Jan Assad Lahamm (Cidade), Milton Geller (Infraestrutura e Transporte) e Hilton Polesello (Governo) também integraram o momento de análise e troca de informações.
Na oportunidade, o prefeito mais uma vez apresentou as mudanças feitas no Habita Mais, flexibilizando a legislação para que empreiteiras e loteadoras de todos os portes possam investir na disponibilização de moradias populares financiáveis.
O gestor também comentou que o planejamento do Município está sendo traçado com foco nos próximos 30 anos, e as discussões, que serão ampliadas entre vários grupos, vão abranger temas como trânsito, gestão de resíduos, e a continuidade do crescimento econômico, em especial com a chegada dos trilhos da ferrovia na região.
A limpeza urbana, em especial as roçadas em terrenos baldios tomados por mato alto, também pautou o encontro. Denoar Smaniotto, um dos loteadores presentes, destacou a importância da iniciativa e reforçou que sua empresa conta com equipe própria para este tipo de limpeza. “Assim como no meu caso, sei de outras empresas que também conta com equipe própria para manter os terrenos sempre limpos”, comentou.
A empresa de Fernando Iberê também é uma destas que já contam com uma política própria de responsabilidade na limpeza dos terrenos, seja aqueles que já estão vendidos, apenas esperando a construção, ou os que ainda estão à venda. “Investimos em Sorriso desde 2013 e essa visão de parceria entre o poder público e as loteadoras é muito importante para o Município”, complementou.
“Precisamos cada vez mais pensar de modo sustentável e implementar ações para que possamos avançar cada vez mais na limpeza urbana e na gestão de resíduos”, reiterou o vice-prefeito.
“Nossas equipes estão atuando desde às 4h da manhã para fazer a limpeza de áreas públicas e ter essa parceria das loteadoras permite que toda a cidade se mantenha limpa, o que é fundamental para evitarmos doenças como a dengue, por exemplo, além de eliminar criadouros de insetos a animais peçonhentos”, contribuiu o secretário de Infraestrutura e Transporte (Sintra), Milton Geller, lembrando que a chuva do início do ano foi atípica, com precipitações que não só serviram como alimento para a proliferação dos matagais, bem como dificultaram as roçadas.
Para acelerar o processo de limpeza urbana, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) segue com um mutirão de fiscalização nos loteamentos no Terra Brasil, Jardim Ouro Verde, Brasil Norte, Bell Valle, Jardim Ocidental, Estrela do Sul, Morada do Bosque I e II.
O NIF reforça, no entanto, que terrenos baldios localizados em outras regiões devem ser mantidos limpos a todo tempo. Para que a população possa denunciar terrenos sujos, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Mato Grosso6 dias agoAs duas escalações
-
Polícia3 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Política3 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia3 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Cuiaba4 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
-
Polícia5 dias agoMotociclista morre após colisão com carro na BR-163 entre Matupá e Peixoto de Azevedo
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura vistoria mais de 536 mil imóveis e reduz casos de dengue em Cuiabá
-
Cuiaba4 dias agoCraques da Natureza planta 400 mudas com participação de 200 crianças no Parque Tia Nair
