Cuiaba
Presidente da AFRIBOMT ressalta importância da campanha Fevereiro Roxo em Tribuna Livre
18/02/2025
Presidente da AFRIBOMT ressalta importância da campanha Fevereiro Roxo em Tribuna Livre
Nathany Gomes – Assessoria de Imprensa da Vereadora Paula Calil
A convite da presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), a presidente da Associação Mato-grossense de Fibromialgia (AFRIBOMT-DL), Carmem Miranda, destacou, durante a Tribuna Livre em sessão ordinária desta terça-feira (18), a importância da conscientização sobre o tema.
Neste mês, acontece a campanha nacional “Fevereiro Roxo”, voltada para o combate à fibromialgia, lúpus e Alzheimer. Somente no estado, de acordo com a AFRIBOMT, a fibromialgia acomete cerca de 80 mil pessoas.
Na ocasião, Carmem chamou a atenção do Poder Público para a efetividade das políticas públicas relacionadas à doença e pediu a sensibilidade dos gestores para atender aos anseios dos pacientes.
“Eu sou portadora de fibromialgia, uma doença invisível, sem cura, que já atingiu mais de 80 mil pessoas em Mato Grosso. Hoje, quero trazer à tona essa questão, que muitas vezes passa despercebida em nossa sociedade, e pedir às prefeituras e aos governos que deem mais atenção ao setor da saúde, garantindo tratamento adequado e atendimento prioritário, que tanto precisamos. Esse é o nosso desejo”, pontuou.
A fibromialgia é uma doença sem cura, caracterizada por fadiga, sono não reparador, dores e depressão. Sua maior prevalência é em mulheres com idade entre 30 e 50 anos. Durante todo este mês, diversas ações são realizadas em todo o país para fortalecer a rede de apoio, promover o diagnóstico precoce e ampliar o conhecimento sobre a doença e seus tratamentos.
Carmem também abordou outra questão muitas vezes invisível para a população: o preconceito.
“A fibromialgia não tem marcas aparentes, e isso dificulta nossa identificação na sociedade. Mas a dor existe e está presente todos os dias, tanto no corpo quanto na alma”, declarou.
A vereadora Paula Calil, por sua vez, lamentou a alta incidência da doença, especialmente entre as mulheres, e afirmou que irá atuar junto à Prefeitura de Cuiabá para garantir um melhor atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
“É muito triste ver milhares de mulheres, e também homens, sendo acometidos todos os anos. Saibam que vocês têm aqui uma vereadora que irá lutar por seus direitos e garantias, buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida. A Casa está de portas abertas para acolhê-los”, afirmou a presidente da Câmara.
No Brasil, estima-se que a enfermidade atinja entre 2% e 3% da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
