Cuiaba
Presidente defende ampliação do debate sobre adicional a servidores da saúde
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), classificou como positiva a reunião realizada na tarde de quarta-feira (8) com representantes da saúde municipal, o prefeito da capital, Abílio Brunini (PL), e vereadores. O encontro teve como objetivo buscar uma solução conjunta para o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores da área.
A reunião ocorreu na Prefeitura de Cuiabá e reuniu diversos segmentos da categoria, entre eles médicos, odontólogos, farmacêuticos e servidores administrativos.
O debate foi motivado por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), homologado em 2023. Diante da necessidade de adequações, novas reuniões devem ocorrer ainda nesta semana, e uma carta conjunta será elaborada para ser encaminhada ao órgão ministerial, solicitando a prorrogação do prazo para cumprimento das medidas.
“A reunião foi positiva, mas precisamos de um tempo maior, pois estamos falando do sustento de várias famílias e de algo que impacta diretamente o orçamento. É preciso debater mais, em conjunto, ouvindo todos os lados e buscando o menor impacto possível, que atenda a todas as classes”, destacou Paula. 
O prefeito Abílio Brunini reforçou o compromisso com o diálogo e afirmou que a gestão está atenta à legalidade, sem deixar de considerar os impactos humanos.
“O Ministério Público emitiu um alerta, e a gestão está comprometida em cumprir a lei. Apesar disso, também temos empatia com os servidores que podem ter perdas financeiras”, pontuou o prefeito.
O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Osvaldo César, ressaltou que as discussões estão apenas no início e que o objetivo é construir uma proposta sólida com a participação de todas as partes.
“A reunião foi muito boa. Estamos no começo de uma negociação e é importante envolver o Ministério Público para construir o que for mais interessante para todos. O serviço da saúde é essencial, independentemente da categoria”, afirmou.
Um novo encontro está previsto para esta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Cuiabá, para tratar do pedido formal de adiamento do TAC e da redação final da carta conjunta.
Também participaram da reunião os vereadores Ildes Taques (PSB), Katiuscia Manteli (PSB), Dilemário Alencar (União), Michelly Alencar (União), Dra. Mara (Podemos), Alex Rodrigues (PV), Demilson Nogueira (PP), Samantha Iris (PL) e Baixinha Giraldelli (Solidariedade).
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso7 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Polícia1 dia agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
