Política
Presidente Lula assina demarcação de terra indígena na Paraíba
![](https://ultimahoramt.com.br/wp-content/uploads/2024/12/69232.jpeg)
“Nós temos mais 2 anos de governo e a gente vai continuar trabalhando para legalizar e entregar todas as terras que tiverem sobre a nossa responsabilidade”, garantiu o presidente. Lula disse que quer deixar como legado o maior número de autorizações de terras indígenas.
O presidente entende que não deve haver polêmica se as terras são ou não de comunidade indígena, já que as decisões são baseadas nos estudos de profissionais da antropologia.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também presente ao evento de assinatura de demarcação, reforçou que a decisão colocou um ponto final a “uma longa controvérsia”.
Meio ambiente
“Estamos cumprindo um dever que a Constituição impõe ao Estado, que é a demarcação das terras dos indígenas”, afirmou Lewandowiski.
O ministro acrescentou que a definição ajuda a proteger o meio ambiente. “Já está cientificamente provado que, onde os índios estão assentados, o meio ambiente está melhor protegido”.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, lembrou que havia uma estimativa, antes do início do governo, de homologar 14 territórios. A terra indígena Potiguara de Monte-Mor foi a 13ª da lista, segundo a ministra, daquelas previamente elencadas.
“Estamos confiantes de que, até o final do ano, a gente consiga alcançar essa meta de 100%”.
Sonia Guajajara disse que o governo conseguiu também realizar integralmente cinco desintrusões (retirar pessoas que ocupam ilegalmente áreas indígenas). “Nós temos uma lista muito maior de áreas que não estão judicializadas, mas que também têm urgência para que essas desintrusões sejam feitas”.
A ministra afirmou que há situações preocupantes com invasões mesmo em áreas demarcadas. “A demarcação é um passo fundamental para garantir essa segurança, a gestão e a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas dentro dos seus territórios”, disse.
Relacionadas
![Rio de Janeiro (RJ), 15/11/2024 - A representante do movimento indígena, Marciele Tupari durante plenária que discute sustentabilidade, mudança do clima e transição justa no G20 Social, no Boulevard Olímpico na zona portuária da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](https://imagens.ebc.com.br/RanUEFvDrHE3GFr0J9spVy45Oe0=/390x240/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/2024/11/15/toms9159.jpg?itok=BUir8lLg)
![Terra Indígena Alto Rio Guamá. Foto: Fundação Nacional dos Povos Indígenas/Gov](https://imagens.ebc.com.br/zvzzkV7hHLiysIsQMi8Sa6my-Ps=/390x240/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/2024/03/28/9a3617f8-0280-4f33-b016-022e0de9248d.jpeg?itok=MBNRfk_Y)
![O guia Raimundo Vasconcelos acompanhou a equipe da TV Brasil em uma caminhada de 7 quilômetros pela floresta amazônica;
TV Brasil/Arquivo](https://imagens.ebc.com.br/iacAI8SqSAU9-ob2eQTdDgCbiMY=/390x240/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/raimundo_vasconcelos.jpg?itok=EI_oITUy)
-
Mato Grosso3 dias ago
Ranalli e militares vão acompanhar instalação da Guarda Municipal de Cuiabá
-
Cidades3 dias ago
Secretaria de Agricultura de Confresa…
-
Polícia6 dias ago
Homem tenta agarrar ex-namorada em boate e mata atual dela a tiros em MT
-
Cidades4 dias ago
Sobe para 20 o número de cidades de MT em situação de emergência devido às chuvas
-
Agricultura5 dias ago
Com valores que chegam a R$ 40 milhões, fazendas históricas atraem investidores
-
Opinião4 dias ago
O Uso de Creatina em Pacientes Idosos
-
Cidades3 dias ago
Corpo de Bombeiros localiza corpo de criança que se afogou no rio Jauru em Porto Esperidião
-
Política2 dias ago
Alta Floresta: Agricultura e Inovação se reúnem com a diretoria da Feira Livre