Agricultura
Produção de soja na América do Sul deve crescer 10%, diz consultoria
A área dedicada ao cultivo de soja na América do Sul e a produção do grão devem atingir patamares recordes na safra 2024/25, de acordo com projeções da consultoria Datagro.
A primeira estimativa da empresa, divulgada nesta sexta-feira (18), prevê que a área plantada da oleaginosa no continente deve alcançar 71,4 milhões de hectares, um aumento de 4% em relação ao recorde anterior, que foi de 68,7 milhões de hectares no ciclo passado.
Segundo o relatório da Datagro, a maioria dos países da região deve registrar um aumento na área semeada, com exceção do Uruguai, que deve manter a estabilidade.
Condições favoráveis para o plantio
Apesar de uma leve queda nos preços globais da soja, o relatório destaca que os produtores da região ainda obtêm preços razoáveis. A oferta global aumentou, enquanto a demanda manteve números consistentes, criando um cenário positivo para o plantio.
“Além disso, a redução nos custos de produção, com queda nos preços de defensivos e fertilizantes, está beneficiando os sojicultores. O milho, por outro lado, sofreu uma maior queda de preço, limitando o estímulo ao seu cultivo”, diz trecho do levantamento da Datagro.
Produção recorde de soja
Com o aumento da área plantada e a melhoria no rendimento geral, a produção de soja na América do Sul deve alcançar 237,9 milhões de toneladas na safra 2024/25, um crescimento de 10% em comparação com as 216,6 milhões de toneladas da safra anterior.
A produtividade média deve superar o recorde anterior de 2019, que foi de 3.251 kg/ha (54,1 sacas), atingindo 3.331 kg/ha (55,5 sacas), um aumento de 6% em comparação com os 3.155 kg/ha da safra 2023/24.
Safra de soja no Brasil
No Brasil, a área dedicada ao cultivo de soja deve crescer 2%, passando de 46,3 milhões para 47 milhões de hectares. Se essa projeção se confirmar, será o 18º ano consecutivo de crescimento da área dedicada à cultura no país.
Com esse aumento, o país poderá atingir uma produção de 167,1 milhões de toneladas de soja na safra 2024/25, um crescimento de 11% em relação à safra anterior, estimada em 150 milhões de toneladas pela Datagro.
-
Saúde3 dias ago
Instituto Patris: A Excelência de Mato Grosso que Transforma a Gestão da Saúde Nacional
-
Curtinhas3 dias ago
Derrotado e facão em assessores
-
Política2 dias ago
Aumento de 80% nos Salários dos Vereadores de Várzea Grande Desencadeia Investigação no Ministério Público
-
Polícia2 dias ago
Megaoperação em Canabrava do Norte: Polícia Apreende 565 kg de Cocaína Escondidos em Carga de Algodão e Atinge o Crime Organizado com Prejuízo de R$ 30 Milhões
-
Mato Grosso1 dia ago
Exclusão do PL: Chico manifesta frustração e considera unir forças com oposição para barrar Abilio na Mesa Diretora
-
Política2 dias ago
Prefeito eleito de Cuiabá define equipe de transição; ex-secretário é coordenador
-
Opinião4 dias ago
Por que a mamografia é o exame de excelência no diagnóstico precoce do Câncer de Mama?
-
Esportes2 dias ago
Cuiabá vence de virada e se classifica para próxima fase