Agricultura
Projeto Aquicultura Brasil revoluciona a produção de pescados em 10 estados

O Projeto Aquicultura Brasil tem levado assistência técnica e gerencial a piscicultores, maricultores e carcinicultores em 10 estados do país. Com mais de 1.034 propriedades atendidas, a iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, busca promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a produtividade do setor aquícola.
Desde o lançamento em 2024, o projeto já apresenta resultados concretos para os produtores, como Tiago Deretti, criador de peixes em São João de Itaperiú (SC). Antes da assistência, ele e seu pai atuavam sem orientação técnica, baseando-se apenas em informações de colegas e vendedores de insumos, o que não trazia o retorno esperado.
Após o falecimento do pai, Deretti pensou em desistir da atividade, mas decidiu apostar na assistência oferecida pelo Senar. Com o suporte do técnico Gustavo Rauh, ele fez ajustes na propriedade, melhorou o uso de equipamentos e passou a compreender melhor os custos de produção.
“Antes, achávamos que havia uma mortalidade grande de peixes, mas, com o acompanhamento do Gustavo, descobrimos que o problema era a falta de equipamentos adequados para oxigenação da água. Agora, seguimos todas as orientações e já colhemos bons resultados”, conta Deretti.
Segundo Rauh, a propriedade possui três lagoas e 100 mil filhotes. Com pequenos ajustes, como a instalação de novos equipamentos para suprir a demanda de oxigênio, os peixes passaram a se alimentar melhor, refletindo diretamente na produtividade.
“O Tiago já demonstra avanços tanto tecnicamente quanto na gestão da propriedade. Ele está mais confiante e preparado para ampliar a produção nos próximos anos”, destaca o técnico.
Expansão do projeto
O Projeto Aquicultura Brasil pretende atender dois mil produtores em dois anos, contemplando Amazonas, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. A iniciativa reforça o compromisso com o crescimento da aquicultura no Brasil, oferecendo suporte técnico para fortalecer a atividade e ampliar sua rentabilidade.
-
Política3 dias ago
Ex-presidente Fernando Collor é preso na madrugada desta sexta-feira em Maceió
-
Polícia5 dias ago
Câmeras flagraram veículo com assassinos levando adolescente que foi morta após sequestro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
Governo deve investir cerca de R$ 900 milhões no Parque Novo Mato Grosso
-
Política6 dias ago
“Toda ajuda é válida”, afirma Abilio sobre obra na Prainha proposta pelo governador
-
Saúde5 dias ago
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
-
Agricultura6 dias ago
Soja Brasil: a conexão do campo e cidade direto de Catalão
-
Judiciario3 dias ago
Grupo diz que investiu R$ 2,8 milhões e acusa chef de estelionato
-
Saúde4 dias ago
OMS: surtos de doenças preveníveis ameaçam progresso na vacinação