Cuiaba
Projeto “Tia Nair Mais Verde” avança com plantio de 30 mudas no Parque
Com o slogan “Plante hoje a sombra de amanhã”, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta sexta-feira (30) a segunda etapa do Projeto “Tia Nair Mais Verde”, com o plantio de 30 mudas no Parque Tia Nair.
A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis e ampliar a arborização do espaço público. Nesta etapa, foram plantadas espécies como ipê branco e amarelo, ipê amarelo do cerrado, palmeiras e plantas frutíferas, entre elas amora, cacau, araçá-una e tamareira, contribuindo para o conforto térmico e a melhoria ambiental do parque.
O secretário adjunto de Regulação e Fiscalização da Sorp, Robson Pereira dos Santos, destacou o apoio intersetorial para a realização da ação. Segundo ele, a iniciativa contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu o perfurador de solo, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, além da doação de mudas pelo viveiro Jamil Mudas.
“Nós estamos muito felizes em contribuir para tornar este espaço mais agradável. A ação beneficia toda a sociedade, especialmente quem frequenta o parque ou busca os serviços da Secretaria de Ordem Pública. Agradeço ao secretário de Obras, Reginaldo, ao secretário de Agricultura, Vicente Falcão, e também ao viveiro parceiro que doou as mudas. São parcerias como essas que ajudam Cuiabá a voltar a ser reconhecida como cidade verde”, afirmou Robson.
Idealizadora do projeto, a coordenadora técnica de Fiscalização de Obras, Ana Beatriz Freitas Siqueira, arquiteta, ressaltou a importância do reflorestamento urbano para a qualidade de vida da população e destacou o crescimento das mudas plantadas na primeira fase, realizada em dezembro do ano passado.
“Quando apresentei o projeto de reflorestamento, nossa expectativa sempre foi melhorar a qualidade de vida da população cuiabana, ampliando as áreas de sombra, que trazem conforto térmico e beneficiam diretamente os frequentadores do espaço de lazer. Quem passa por aqui já consegue perceber o crescimento das primeiras espécies plantadas. Cada pessoa envolvida contribui para tornar Cuiabá mais agradável”, pontuou.
O Projeto “Tia Nair Mais Verde” está estruturado em fases. Na primeira etapa, realizada em dezembro de 2025, foram plantadas cerca de 52 mudas. Atualmente, a ação segue na fase de expansão do plantio para contemplar todo o parque. A etapa final prevê a replicação do modelo em outros parques da capital. O projeto envolve o mapeamento de áreas prioritárias para arborização, a seleção adequada das espécies, a preparação do solo e o plantio em etapas, sempre com acompanhamento técnico especializado.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso7 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Polícia1 dia agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
