Política
Saiba quem são os indiciados por desvios de emendas no RS

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta 5ª feira (13.fev.2025), a operação EmendaFest, com o objetivo de investigar desvios de recursos públicos, corrupção ativa e passiva.
A operação indiciou por suspeita de desvios em emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS):
A ação foi realizada nas cidades de Estrela, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado, no Rio Grande do Sul, e em Brasília (DF). Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de busca pessoal.
Em nota ao Poder360, a assessoria da Metroplan afirmou que Fiegenbaum foi afastado do cargo, para o qual havia sido nomeado pelo governo do Estado, e será encaminhada sua exoneração, “visando dar imparcialidade às investigações”.
A fundação ainda destacou que a investigação não tem relação com a instituição ou com a atuação de Cliver André enquanto diretor financeiro.
Em entrevista a jornalistas na tarde desta 5ª feira (13.fev), o deputado Afonso Motta afirmou que o indiciamento de seu assessor é uma “circunstância lamentável”. Ele também declarou que não irá prestar esclarecimentos à polícia, a menos que seja chamado, pois “não é investigado”. A PF não indiciou o congressista.
Motta ainda disse acreditar na inocência de Lino Rogério. “Eu acredito na inocência dele. Ele está sendo investigado, não foi condenado. Agora, evidentemente, como ele está afastado por ordem judicial, eu vou aguardar essas circunstâncias, essa coisa vai ser avaliada nessa próxima semana”, declarou Afonso Motta.
Lino Rogério da Silva Furtado ocupa o cargo de secretário parlamentar de Afonso Motta desde outubro de 2016. Ele e Cliver André foram afastados de seus cargos e tiveram suas contas bancárias bloqueadas. Além disso, dispositivos eletrônicos foram apreendidos para aprofundar as investigações.
-
Política6 dias ago
Após 12 anos, Flávia Moretti anuncia novo concurso público em VG
-
Polícia2 dias ago
Câmeras flagraram veículo com assassinos levando adolescente que foi morta após sequestro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
STF valida alterações em lei que permite ao Legislativo dar nome às ferrovias estaduais
-
Política5 dias ago
Zaeli reforça cumprimento de promessa de campanha e fim de radares em VG
-
Saúde6 dias ago
Inventimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
-
Política3 dias ago
“Toda ajuda é válida”, afirma Abilio sobre obra na Prainha proposta pelo governador
-
Mato Grosso3 dias ago
Governo deve investir cerca de R$ 900 milhões no Parque Novo Mato Grosso
-
Saúde2 dias ago
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente