Cidades
Saúde apresenta 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre em Audiência Pública

Com foco em produção de serviços e indicadores de saúde dos quatro primeiros meses do ano
Na tarde desta quarta-feira (11), foi realizada uma Audiência Pública para apresentação do 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2025. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Complementar n.º 141/2012, que exige a transparência no rateio de recursos de transferências para a saúde, além de normas para fiscalização, avaliação e controle das despesas, garantindo a responsabilidade fiscal e a clareza na prestação de serviços.
A apresentação comtemplou os quatro primeiros meses do ano e trouxe uma análise minuciosa de dados relacionados à aplicação de recursos, auditorias, morbidade hospitalar, mortalidade, produção de serviços nas unidades públicas e conveniadas, além de indicadores de cobertura vacinal e ações de vigilância em saúde.
Entre os destaques estão os números referentes à morbidade hospitalar segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que revelam os principais motivos de internação de moradores do Município.
O relatório também aponta os principais agravos de notificação compulsória do período, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), como atendimento antirrábico, Chikungunya, COVID-19, Dengue, Zica, Hanseníase e Violência interpessoal / autoprovocada / sexual / doméstica / outras violências.
Sobre a Atenção Básica, o relatório evidencia a produção de atendimentos, consultas, procedimentos ambulatoriais, produção em saúde mental e as urgências realizadas nas unidades de saúde, incluindo os odontológicos.
A cobertura vacinal foi outro dado relevante durante a apresentação. Embora ainda sejam preliminares, eles indicam o desempenho das campanhas de imunização em diferentes faixas etárias e grupos prioritários.
O secretário de Saúde, Vanio Jordani, destacou a importância da participação da sociedade na construção de uma gestão mais eficiente. “Seguimos o que determina a legislação, mas, acima de tudo, queremos garantir que a população saiba como os investimentos estão sendo aplicados e como cada ação impacta diretamente nos atendimentos à comunidade”, destacou o secretário de saúde, Vanio Jordani.
Além disso, o relatório traz um panorama das ações de Vigilância em Saúde, detalhadas por tipo de procedimento executado, e o monitoramento das metas estabelecidas na Programação Anual de Saúde para o ano de 2025.
“O RDQA é um importante instrumento de gestão e de controle social, permitindo que a população acompanhe a efetividade das políticas públicas de saúde e participe de forma ativa na fiscalização dos serviços prestados”, como destaca a coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico, Daniele Buzzacaro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Polícia7 dias ago
Motociclista de aplicativo é detido com maconha em Várzea Grande
-
Saúde6 dias ago
Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim
-
Saúde4 dias ago
Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
-
Entretenimento5 dias ago
Vicky passa perrengue em aula de surfe e Ana diverte: ‘Surfista por 30 segundos’
-
Esportes6 dias ago
Fluminense leva duas vezes ‘lei do ex’ e perde do Chelsea na semi do Mundial
-
Polícia5 dias ago
Integrantes de facção são presos pela PC por sumiço de maranhenses; dois corpos já foram localizados
-
Saúde6 dias ago
Escanteado na pandemia, Sul Global coopera por maior acesso a vacinas
-
Mato Grosso6 dias ago
Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão