Várzea Grande
‘Saúde na Estrada’ leva atendimento e cuidado aos caminhoneiros na Rodovia dos Imigrantes
Ação foi elogiada pelos caminhoneiros que estavam trafegando por Várzea Grande, na noite de ontem, e tiveram a oportunidade de cuidar um pouquinho da saúde
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde do Homem, realizou na noite de ontem (19), uma edição do projeto ‘Saúde na Estrada’, levando atendimento e acolhimento aos motoristas que passam pela Rodovia dos Imigrantes. A ação, no posto Miriam 2, ofereceu diversos serviços, como aferição de pressão arterial, testes rápidos de hepatite B e C, sífilis, glicemia capilar, vacinação contra a gripe e distribuição de preservativos para os caminhoneiros. Hoje (20), a equipe da saúde estará novamente com a ação.
Coordenado por Roseli Alves, o projeto acontece uma vez por ano e tem como objetivo cuidar da saúde desses profissionais que passam longos períodos longe de casa e são fundamentais para o desenvolvimento da economia do país.
Para muitos motoristas, iniciativas como essas têm sido essenciais para a prevenção de doenças e o acompanhamento da saúde. O caminhoneiro Almir Pietsch, de 61 anos, natural de Tangará da Serra, transporta grãos de Rondonópolis a Miritituba (PA) e passa, em média, 20 dias na estrada. Foi durante uma ação como essa que ele descobriu que tinha pressão alta.
“Se não fosse por uma campanha assim, talvez eu nem soubesse que tinha problema. Assim que cheguei na cidade, procurei um cardiologista e comecei o tratamento. Hoje tomo os medicamentos direitinho e consigo controlar a pressão”, contou Almir.
O motorista Ítalo Arantes, de 31 anos, que há 12 anos trabalha com transporte rodoviário, também comemorou a iniciativa. Natural de Mirassol D’Oeste, ele transporta ovos para o Acre e destacou que há muito tempo não via uma ação voltada à categoria. “É muito importante. A gente passa tanto tempo na estrada que acaba deixando a saúde de lado. Quando encontramos um projeto assim, nos sentimos cuidados.”
Para o caminhoneiro André Luiz Pereira, de 41 anos, de Várzea Grande, e faz o trecho até Porto Velho – transportando ração para cães – esse tipo de atendimento faz diferença no dia a dia. “A gente quase não tem tempo de procurar médico. Então, quando a saúde vem até nós, facilita demais.”
Já Alcian Nobre, de 37 anos, natural do Acre, que estava a caminho do Rio de Janeiro transportando madeira, também elogiou a ação. “Na correria da estrada, muitas vezes deixamos de cuidar da gente. Essas campanhas nos fazem parar um pouco e olhar para a saúde. É gratificante.”
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que continuará investindo em projetos como o ‘Saúde na Estrada’, garantindo mais acesso, acolhimento e prevenção para quem passa grande parte da vida sobre as rodovias.
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Esportes6 dias agoSinop recebe etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis a partir de sábado
-
Várzea Grande5 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
