Política

Senadora diz que Moraes “perdeu a mão”, mas não vê impeachment

Published

on


A senadora Margareth Buzetti (PSD) afirmou que o Senado não deve colocar em tramitação o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Não acredito que o presidente do Senado acate o pedido. Fica na mão dele, não tem outro jeito, e as articulações uma hora falam sim e depois falam não

Na semana passada, o jornal Folha de S.Paulo publicou que o gabinete do ministro solicitou por mensagens “de forma não oficial” a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio Moraes contra bolsonaristas no STF.

 

A produção de provas seria usada no inquérito das fake news durante e após as eleições de 2022. Congressistas, então, passaram a colher assinaturas de parlamentares. 

 

Buzetti disse que o impeachment será analisado se o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), considerar a matéria importante o suficiente para votá-la.

 

“O impeachment de um ministro do STF é uma coisa muito séria. O Alexandre é uma pessoa muito inteligente e não acredito que haja o impeachment. Não acredito que o presidente do Senado acate o pedido”, afirmou.

 

“Fica na mão dele, não tem outro jeito, e as articulações uma hora falam sim e depois falam não”, comentou.

 

Críticas da oposição

 

Os opositores ao ministro Alexandre de Moraes apontam que ele extrapolou a competência atribuída ao Supremo e, de maneira autoritária, emite decisões que invadem a atuação do Congresso Nacional. 

 

A senadora concordou com essa crítica e disse que o ministro não promove uma boa articulação entre Poderes. Além disso, que o PSD não deve pressionar o presidente do Senado para analisar o pedido de impeachment. 

 

“Ele passa dos limites em vários momentos. Poderia ser de uma maneira diferente, falar a mesma coisa com outras palavras e ser uma pessoa mais querida, mais acessível e polida. O Alexandre perdeu a mão em muitos momentos. Me parece que ele não tem vontade de fazer articulação, ele não quer”, afirmou.

 

“O PSD não vai fechar pela análise, esquece. Eu considero a denúncia [da imprensa] grave, se comprovada, é muito grave mesmo e não sei o que será feito, mas é um caso muito sério.”, concluiu.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Gisela defende processo de impeachment: “Denúncias graves”

 

Moraes atuou fora do rito contra bolsonaristas; entenda

 

Direita pede impeachment e CPI contra Alexandre de Moraes

 





Fonte: Mídianews

Continue Reading

As mais lidas da semana