Política
Servidores destacam importância de receber o salário e direitos em dia
O pagamento dos salários dos servidores públicos municipais de Cuiabá começou a ser pago na quarta-feira (05), incluindo a verba indenizatória, horas extras, adicional de insalubridade e prêmio-saúde, no caso dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Orçada em cerca de R$ 62,7 milhões, a folha referente a janeiro/2025, é de fato, o primeiro pagamento sob a responsabilidade da gestão Abilio Brunini e foi executado no 3º dia útil.
A previsão, diante da crise de calamidade financeira decretada em janeiro, tendo em vista os compromissos deixados pelo gestor anterior, era pagar no dia (9) de fevereiro, mas até às 23h59 desta quinta-feira (6) todos os servidores estarão com o pagamento na conta.
Também foram liberados o pagamento das férias vencidas dos técnicos e professores da Secretaria Municipal de Educação referentes aos meses de novembro e dezembro correspondentes a R$ 7,4 milhões, e as horas extras de outubro e novembro, num total de R$ 1,4 milhão, que não foram quitadas pela gestão anterior. Contabilizando tudo, foram mais de R$ 73,3 milhões pagos. O pagamento antes da data prevista reflete o empenho e esforço da gestão em primar pela valorização do funcionalismo público que ajuda a tocar a máquina administrativa.
O servidor celetista/contratado da Secretaria Municipal de Saúde, Mauro Torcates, disse que foi maravilhoso poder contar com o salário e o prêmio saúde na conta, juntos. “Fico feliz pelo prefeito Abilio estar conseguindo efetuar o pagamento antes do prazo que ele tinha programado, é maravilhoso para o servidor público. E receber tudo junto é ter a certeza de que ele reconhece o trabalho dos servidores. Nunca o prêmio saía junto com o pagamento, sempre atrasava. Nunca sabíamos o dia certo, era um mártir, uma romaria. E o primeiro pagamento de fato da sua gestão, o prefeito Abilio honrou tudo integralmente. Vamos prosseguir com calma, paciência que ele vai deixar Cuiabá perfeita. Do jeito que ele pegou e já está dando rumo para muitas coisas”, destacou Mauro.
Para a servidora efetiva da Secretaria Municipal de Planejamento, Silvina dos Anjos, a satisfação é evidente. “Estamos contente porque a prefeitura está resgatando a dignidade do servidor público. Pagou os direitos dos servidores comissionados ou não, receber em dia é muito importante porque assim todos conseguem honrar seus compromissos financeiros. O prefeito Abilio está cumprindo as promessas de campanha e estamos junto, queremos que Cuiabá dê certo”, frisou a servidora.
Já Luciana Dorileo Ricci, afirmou que “essa ação da prefeitura demonstra o comprometimento e o respeito do prefeito Abilio com os profissionais da educação, que depois de um final de 2024 dramático, podem começar o ano letivo com mais dignidade”. Luciana é da rede municipal de educação, onde atua como diretora da Emeb Elza Luiza e recebeu as férias juntamente com o salário.
#PraCegoVer
A imagem mostra o prédio da Prefeitura de Cuiabá, denominado Palácio Alencastro, com fontes de água na praça em frente a estrutura. O local também conta com árvores no entorno da edificação.
-
Polícia6 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande3 dias agoParque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
-
Polícia2 dias agoAção conjunta resgata animais e prende dois homens suspeitos por maus-tratos
-
Política6 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia5 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Mato Grosso24 horas agoMulher é presa pela Polícia Militar após esfaquear o próprio irmão em Peixoto de Azevedo
-
Judiciario5 dias agoPiloto atropela trabalhadora durante evento em Cuiabá e é solto após fiança de R$ 5,6 mil
-
Cuiaba7 dias agoCraques da Natureza planta 400 mudas com participação de 200 crianças no Parque Tia Nair
