Agricultura
SP lança plano para fortalecer cooperativismo rural no estado

O governo de São Paulo lançou um plano para fortalecer o cooperativismo rural no estado, contemplando medidas como a criação de uma diretoria específica dentro da Secretaria de Agricultura e a ampliação do acesso ao crédito para cooperativas. O plano foi assinado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, durante o Intercâmbio Técnico do Cooperativismo Agropecuário, realizado na Universidade de St. Gallen, na Suíça, e organizado pelo Sistema Ocesp.
Entre as principais iniciativas está a inclusão das cooperativas de produtores e de crédito no Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). A medida busca atingir a meta de aquisição de mil máquinas agrícolas em 2025 por meio da linha de crédito Pró-Trator, que subvenciona 4% dos juros incidentes nas operações de financiamento. A expectativa é que o valor da subvenção estadual cresça 400% em relação a 2024.
O secretário ressaltou a importância do incentivo para impulsionar o setor. “Vamos ampliar e facilitar ainda mais o acesso do produtor ao Feap com as cooperativas. Nossa meta é que o setor adquira mil máquinas agrícolas este ano”, afirmou Piai.
Outro destaque do plano é a inclusão do café no Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Além disso, o governo estadual, por meio do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), está desenvolvendo um processo de simplificação para a adesão de produtores cooperados ao programa.
A cadeia produtiva do leite também será contemplada no plano. A parceria com a Comevap e a continuidade do Hub do Leite beneficiarão aproximadamente 600 produtores. A ação envolve pesquisas aplicadas para aprimorar a qualidade, eficiência e competitividade do setor, com apoio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).
Com a assinatura do plano, foi oficializada a criação da Diretoria de Cooperativismo e Associativismo dentro da Secretaria de Agricultura. O objetivo é garantir a participação ativa das cooperativas na formulação das políticas públicas do estado.
Segundo a Ocesp, São Paulo conta com 181 cooperativas agropecuárias e 165 mil produtores cooperados. O modelo cooperativo facilita o acesso a insumos, tecnologia, assistência técnica e comercialização, fortalecendo as comunidades rurais e impulsionando a economia do agronegócio no estado.
-
Saúde4 dias ago
Misturas de produtos de limpeza que podem ser perigosas
-
Mato Grosso4 dias ago
Projeto que cria o programa “ALMT Fiscaliza” é aprovado em segunda votação
-
Opinião6 dias ago
Uma reflexão necessária
-
Esportes5 dias ago
Federação define datas e horários das finais do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras
-
Cidades4 dias ago
CMDCA de Sorriso busca fortalecer projetos voltados às crianças e adolescentes
-
Cuiaba4 dias ago
Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de limpeza em 12 pontos da cidade
-
Mato Grosso6 dias ago
ALMT discute medidas para desembargos ambientais a assentamentos agrários de Mato Grosso
-
Entretenimento5 dias ago
Tom Cavalcante faz teste com genro e mostra dificuldades de grávida: ‘Valor’