Saúde
Suplemento de ômega-3 pode atrasar o envelhecimento, diz estudo
Pessoas idosas saudáveis que durante três anos, envelheceram dois ou três meses a menos do que as que tomaram placebo, conforme o comparativo de seus marcadores biológicos.
Ao ingerir ainda um suplemento diário de vitamina D e ao menos três vezes por semana, o resultado foi ainda melhor. Para as pessoas desse grupo, o envelhecimento biológico foi, em média, de três a quatro meses menor na comparação das mudanças de três anos em dois biomarcadores.
“Nós mesmos ingerimos suplementos de ômega-3 e vitamina D diariamente. Faço isso todas as manhãs, na hora do meu café. Não teria sentido não praticar aquilo que publicamos”, diz a biotecnologista Heike Bischoff-Ferrari, da Universidade de Basileia, na Suíça, em entrevista à Nature. Ela e o gerocientista Steve Horvath, da Alto Labs, assinam o artigo que revelou o impacto do suplemento.
Como medir o envelhecimento?
O envelhecimento biológico é medido em nível molecular, ou seja, de acordo com marcadores celulares que mostram o funcionamento do organismo ideal para cada idade. O valor é uma referência, já que pessoas da mesma idade cronológica podem envelhecer em ritmos diferentes a depender de seus hábitos.
A desaceleração de três a quatro meses em um intervalo de três anos pode parecer modesta, mas tem implicações significativas no organismo. Segundo Heike, mesmo pequenos atrasos no envelhecimento podem reduzir a prevalência de doenças relacionadas à idade.
Os dados da pesquisa mostraram que os efeitos positivos do ômega-3 se refletiram na redução de 10% nas quedas dos idosos e 13% nos casos de infecções. A combinação com vitamina D e exercícios diminuiu o risco de aparecimento de cânceres invasivos em 61%.
Estudos anteriores já haviam sugerido que o , poderia influenciar o envelhecimento, mas faltavam evidências claras sobre os benefícios em humanos.
Estudo analisa dados de cinco países
A pesquisa utilizou dados do estudo DO-HEALTH sobre os efeitos de suplementos e exercícios em pessoas mais velhas. Ele foi realizado entre 2012 e 2014 em cinco países europeus. Mais de 700 participantes com 70 anos ou mais foram divididos em grupos que receberam placebo, ômega-3, vitamina D, praticaram exercícios ou a combinações desses tratamentos.
Amostras de sangue coletadas no início e no fim do estudo foram analisadas usando quatro relógios biológicos (marcadores do envelhecimento ideal de cada idade com base em alterações no DNA). O uso dos múltiplos relógios mostrou sutis diferenças na capacidade de redução do envelhecimento, mas comprovou que em todos os critérios houve um atraso dos efeitos do passar dos anos na saúde.
Receita para atrasar o relógio
Um dos relógios, o PhenoAge, mostrou que a combinação de ômega-3, vitamina D e exercícios reduziu o envelhecimento biológico em até 3,8 meses. Isoladamente, a gordura boa retardou o envelhecimento em três dos quatro relógios usados. A dose diária de 1 grama de ômega-3 foi eficaz, mas os benefícios aumentaram com a adição de uma dose de 2.000UI de vitamina D e 30 minutos de exercícios físicos três vezes por semana.
Os pesquisadores alertam que os resultados são preliminares. Ainda não está claro se a desaceleração do envelhecimento celular nos biomarcadores se traduz de fato em maior longevidade saudável.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
Polícia6 dias agoMulher é assassinada a tiros na frente dos filhos em fazenda; polícia caça companheiro
-
Cuiaba6 dias agoMissa campal reúne caminhoneiros e marca momento de fé no Mato Grosso AgroFestival
-
Entretenimento7 dias agoThiaguinho celebra primeiro Dia dos Pais ao lado de Bento: ‘A vida muda de compasso
-
Saúde4 dias agoINSS: entenda casos que permitem auxílio e aposentadoria sem carência
-
Cuiaba6 dias agoMato Grosso AgroFestival é sucesso e coloca Cuiabá no centro da cultura e do agronegócio
-
Cidades6 dias agoPrefeitura de Sinop inicia orientação a empresas sobre emissão e regularização de notas fiscais
-
Várzea Grande7 dias agoMeio Ambiente de Várzea Grande realiza mais de 1,1 mil procedimentos ambientais em 2026
-
Cidades6 dias agoTenista de Sorriso integra equipe campeã e conquista título i…
