Mato Grosso
Thiago Silva avalia impacto positivo da sala 24 horas no acolhimento de vítimas em Rondonópolis

Desde que assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, em 2019, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem sido uma das principais vozes no combate à violência contra a mulher em Mato Grosso. A inauguração da primeira sala de atendimento 24 horas no interior do Estado, em Rondonópolis, é mais um reflexo de sua luta incansável por mais políticas públicas que garantam a segurança, os direitos e a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídio.
Além de ser defensor da implantação de delegacias da mulher 24 horas nos polos regionais do Estado – com a Lei de n.° 11.061/2019 de sua autoria, o parlamentar tem uma trajetória marcada pela criação de outras importantes leis e iniciativas voltadas para a proteção feminina. Em 2022, ele foi o autor da Lei nº 11.810, que oficializou o Dia de Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio no calendário estadual, celebrado em 25 de novembro. A data tem como objetivo intensificar ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência, além de promover debates e campanhas educativas.
Outro avanço significativo promovido por Thiago Silva é a Lei nº 12.456/2024, que institui a Patrulha Maria da Penha na Polícia Militar de Mato Grosso. O programa realiza visitas periódicas a mulheres em situação de violência doméstica, além de oferecer atendimento emergencial. “A Patrulha Maria da Penha é uma proposta para proteger mulheres em risco. Felizmente, demos mais um passo na luta pela segurança de nossas mulheres”, destacou o deputado.
Para ele, a criação da sala de atendimento 24 horas, em Rondonópolis, demonstra como políticas públicas bem estruturadas podem proteger as mulheres e salvar vidas. Ele enfatiza, que ainda há muito trabalho a ser feito. “Enquanto houver mulheres sendo violentadas, seguiremos propondo e lutando por medidas que garantam a proteção. A sala de atendimento em Rondonópolis é um avanço e precisamos expandir esse modelo para outros polos regionais do estado”, defendeu.
Os números alarmantes de feminicídios em Mato Grosso reforçam a urgência de iniciativas como as propostas por Thiago Silva. Entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 40 mortes por violência doméstica em 27 cidades do Estado, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). “Esses números são inaceitáveis. Precisamos de ações concretas para mudar essa realidade. Meu compromisso é continuar lutando por mais delegacias especializadas, leis mais rígidas e programas que garantam a segurança e os direitos das mulheres”, afirmou.
-
Política6 dias ago
Após 12 anos, Flávia Moretti anuncia novo concurso público em VG
-
Mato Grosso6 dias ago
STF valida alterações em lei que permite ao Legislativo dar nome às ferrovias estaduais
-
Polícia2 dias ago
Câmeras flagraram veículo com assassinos levando adolescente que foi morta após sequestro em Cuiabá
-
Política5 dias ago
Zaeli reforça cumprimento de promessa de campanha e fim de radares em VG
-
Saúde6 dias ago
Inventimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
-
Mato Grosso3 dias ago
Governo deve investir cerca de R$ 900 milhões no Parque Novo Mato Grosso
-
Política3 dias ago
“Toda ajuda é válida”, afirma Abilio sobre obra na Prainha proposta pelo governador
-
Saúde2 dias ago
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente