Várzea Grande
Vacinação nas escolas reforça proteção de alunos e profissionais da rede municipal
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ary Leite de Campos recebeu, na manhã desta terça-feira (20), uma equipe de profissionais da Unidade de Saúde do bairro Cabo Michel para a realização da atualização vacinal de alunos autorizados pelos familiares e também dos profissionais que atuam na instituição.
Na ocasião, os profissionais da saúde também promoveram uma palestra educativa, destacando a importância da vacinação e dos hábitos de higiene.
Conforme explicou a diretora da unidade escolar, Leocy Lima, a iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e vem sendo realizada em todas as unidades escolares do município.
“Fizemos o convite aos profissionais da Saúde e encaminhamos aos pais informativos sobre essa ação na escola, além da autorização para atualização da carteira de vacinação dos alunos. Os professores também aderiram à iniciativa e foram vacinados contra a influenza”, destacou.
Para a diretora, a presença das equipes de saúde no ambiente escolar facilita a rotina das famílias e contribui para o desenvolvimento físico e pedagógico dos estudantes.
“Quando eles chegam à escola e os acolhemos, é necessário que estejam bem. Por causa da rotina intensa de trabalho, muitos pais não conseguem ir às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Por isso, essa ação na escola acaba beneficiando as famílias. Vale destacar que todas as crianças vacinadas tiveram o consentimento dos pais e trouxeram na mochila a caderneta de vacinação e o cartão do SUS”, informou.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou que a iniciativa é importante devido à intensa circulação de crianças, adolescentes e adultos no ambiente escolar.
“Essa parceria entre saúde e educação contribui para a redução de doenças que podem ser evitadas com a vacinação”, afirmou.
MAIO LARANJA – A EMEB Ary Leite de Campos também desenvolve, nesta semana, atividades da campanha Maio Laranja, voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Os professores trabalham, de forma lúdica, temas como valorização da vida, autocuidado, respeito ao próprio corpo e a importância de estar atento a contatos físicos que provoquem incômodo ou constrangimento.
“A campanha Maio Laranja é um dos temas inseridos no cronograma escolar e debatido nas escolas da rede municipal”, completou a diretora.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Mato Grosso5 dias agoDois faccionados são detidos pela PM com armas após perseguição
-
Polícia2 dias agoPolícia Civil cumpre prisão de autor de estupro de vulnerável em Matupá
-
Polícia1 dia agoBatalhão de Trânsito intensifica policiamento nas rodovias de MT no feriado de Corpus Christi
-
Mato Grosso3 dias agoPrincipal destino da carne de MT, China reconhece Brasil como livre de febre aftosa
-
Mato Grosso7 dias agoPolícia Militar detém cinco faccionados com armas, munições e drogas em Cáceres
-
Polícia5 dias ago
Ação integrada apreende 89 kg de maconha, skank e cocaína em picape na rodovia B-158
-
Mato Grosso4 dias agoVigia Mais MT auxilia na prisão de três foragido da Justiça por tráfico de drogas e perseguição
-
Mato Grosso4 dias agoForça Tática prende suspeito em flagrante após roubo de celular em Cuiabá
