Cidades
Várzea Grande entrega cobertores e sopas às pessoas em situação de rua
“Todos nós fazemos parte da sociedade. E essa população vulnerável de rua precisa ser cuidada com dignidade”, afirmou o vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), durante a noite desta quarta-feira (28), quando a Prefeitura deu início a uma ação emergencial de acolhimento às pessoas em situação de rua, com a entrega de cobertores e sopas quentes, diante da queda brusca nas temperaturas.
Em parceria com o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e do programa Ser Família, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, foram doados 500 cobertores ao Município. Na primeira noite de distribuição, cerca de 100 foram entregues juntamente com porções de sopa preparadas especialmente para aquecer quem mais precisa. A entrega continuará nos próximos dias, enquanto as temperaturas seguirem baixas.
A ação contou ainda com as presenças da secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Paes e do secretário adjunto do Escritório Diretivo de Projetos Estratégicos, Klebson Gomes Haagsma.

“Temos que reconhecer a prontidão e a sensibilidade do governo estadual. É nessa hora que o poder público precisa agir com rapidez e humanidade”, destacou Zaeli, que também aproveitou para dialogar com pessoas em situação de rua e ofertar o atendimento do Centro POP, estrutura municipal que oferece banho, alimentação, atendimento psicossocial e ações de reintegração social.
Cristina Saito explicou que a entrega de cobertores e alimentos continuará enquanto o frio persistir. “Nosso compromisso é garantir o mínimo de conforto e dignidade à população de rua. Estamos atentos e preparados para manter o atendimento, inclusive com reforço nas ações do Centro POP, que já oferece suporte diário a essas pessoas”, disse.

O representante do governo do estado, Klebson Haagsma, reforçou o compromisso da gestão estadual com ações sociais integradas. “Estamos aqui para conhecer de perto a realidade e reforçar que a Secretaria de Estado está à disposição da Prefeitura. A primeira-dama Virginia Mendes lidera com firmeza esse trabalho humanizado. Nenhum mato-grossense ficará para trás”.
No início de uma noite fria, a gratidão aqueceu o coração de quem recebeu o auxílio. “É mais importante que tudo. A gente está no relento e essa ajuda é um acalento. Que continue assim sempre que o frio chegar”, disse Felipe Victor, morador em situação de rua, que recebeu cobertor e sopa.
A secretária municipal Cristina Saito pontuou ainda que a Prefeitura de Várzea Grande segue mobilizada e reafirma seu compromisso com as políticas públicas de proteção social, sobretudo, diante de emergências climáticas. “A solidariedade, mais uma vez, aqueceu não apenas os corpos, mas também a esperança. Queremos ajudar essas pessoas a saírem da situação de rua”, finalizou.
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
