Cidades
Vereador propõe alvará autodeclaratório para agilizar obras de baixa e média complexidade em Sorriso

Medida apresentada por Diogo Krigue busca desburocratizar processos e impulsionar o desenvolvimento econômico, com responsabilidade atribuída a profissionais habilitados
O vereador Diogo Kriguer (PSDB) apresentou a Indicação N° 343/2025, sugerindo a criação do alvará de obras autodeclaratório para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos de baixa e média complexidade em Sorriso. A proposta visa agilizar a liberação de construções, reduzir a burocracia e aproveitar o aquecimento do mercado imobiliário, que registrou recordes de faturamento nos últimos anos.
Pelo projeto, engenheiros e arquitetos não precisarão aguardar a análise prévia da Prefeitura para pequenas obras, reformas e construções de empreendimentos de menor porte. Basta que os profissionais assumam a responsabilidade técnica pelo projeto, declarando sua conformidade com as normas urbanísticas e de segurança.
O alvará autodeclaratório se implantado elimina a necessidade de aprovação prévia, acelerando o início das obras.Os arquitetos e engenheiros ficam encarregados de garantir a regularidade do projeto. E em caso de falsas declarações, os profissionais estarão sujeitos a multas e processos nos respectivos conselhos de classe (CREA e CAU).
O processo simplificado não valerá para obras públicas; projetos que dependam de análise de mobilidade urbana, postos de combustíveis e serviços automotivos (lavagens, lubrificações), atividades que exigem licença ambiental, empreendimentos classificados como de Alto Impacto (segregáveis ou não).
Kriguer argumenta que a medida estimulará o crescimento econômico, tornando Sorriso mais atrativo para investimentos. “Com menos entraves burocráticos, ganha o setor da construção civil, que gera empregos, e a população, que terá acesso mais rápido a imóveis e serviços”, afirmou.
-
Política6 dias ago
Após 12 anos, Flávia Moretti anuncia novo concurso público em VG
-
Mato Grosso6 dias ago
STF valida alterações em lei que permite ao Legislativo dar nome às ferrovias estaduais
-
Polícia2 dias ago
Câmeras flagraram veículo com assassinos levando adolescente que foi morta após sequestro em Cuiabá
-
Política5 dias ago
Zaeli reforça cumprimento de promessa de campanha e fim de radares em VG
-
Saúde6 dias ago
Inventimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
-
Política3 dias ago
“Toda ajuda é válida”, afirma Abilio sobre obra na Prainha proposta pelo governador
-
Mato Grosso3 dias ago
Governo deve investir cerca de R$ 900 milhões no Parque Novo Mato Grosso
-
Saúde2 dias ago
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente