Política
Vereadores realizam vistoria no reservatório de água para verificar abastecimento em Alta Floresta
Na manhã de quarta-feira (15), a vereadora Leonice Klaus dos Santos (Republicanos) e os vereadores Naldo da Pista (Republicanos), Chicão Motocross (Republicanos) e Darlan Trindade Carvalho (PRD) realizaram uma vistoria no Rio Taxidermista Um, principal reservatório de água responsável pelo abastecimento da cidade.
O motivo da vistoria foi a prior crise hídrica do município ocorrida no ano passado quando o município enfrentou longos períodos escassez de água, afetando tanto os moradores quanto as atividades comerciais. Com a chegada de 2025 e a intensificação das chuvas, os parlamentares, preocupados com o que poderia ocorrer no próximo período seco, decidiram acompanhar de perto o andamento das melhorias prometidas para o sistema de abastecimento.
O objetivo da fiscalização foi garantir que as melhorias necessárias para evitar um novo colapso no fornecimento de água fossem implementadas, principalmente com o aumento da capacidade de armazenamento e captação da água do Teles Pires.
A vereadora Leonice Klaus destacou a importância da continuidade da fiscalização. “Viemos fiscalizar, acompanhar e deixar claro que não adianta, agora tá chovendo, mas daqui uns dias a seca vem e mostrar para a população que nós não esquecemos que deve encanar essa água até o Teles Pires aqui. Do jeito que está não vai resolver o problema da população, só vai amenizar, mas daqui uns dias a população vai sofrer novamente. E que os vereadores não esqueceram. Vamos continuar cobrando, levando até o prefeito como está a situação aqui”, afirmou.
O vereador Darlan Carvalho, por sua vez, fez um balanço da situação enfrentada no ano passado, quando a cidade viveu momentos de extrema escassez de água. “Nós viemos aqui ano passado e o cenário era desesperador, porque não tinha nada de água e nós vimos apenas uma PC trabalhando aqui. Sabíamos que não ia dar conta, não ia conseguir resolver a demanda da cidade. Estamos num período chuvoso, bom, ótimo, mas sabemos que a seca vai vir. Se vai vir mais violenta, se vai vir mais amena, a gente não sabe. Mas o que estamos fazendo aqui é cumprir o nosso papel de vereadores para cobrar da prefeitura, que é a principal responsável por essa questão das águas, para que seja feito não só um paliativo, mas algo que resolva o problema da água de Alta Floresta”, afirmou o vereador.
O vereador Chicão Motocross também se mostrou preocupado com a situação futura, enfatizando a necessidade de continuar monitorando as ações da empresa responsável pelo abastecimento. “Ano passado houve a falta de água em Alta Floresta, nos bairros em geral, e eu creio que agora, com essa chuva, a situação amenizou, mas entrando na seca, provavelmente teremos o mesmo problema. Vamos continuar acompanhando a empresa Águas de Alta Floresta, conversando com o pessoal da prefeitura, para ver se conseguimos resolver de uma vez por todas essas questões da água, porque enquanto está chovendo, está tudo bem, tem bastante água, mas daqui a 4, 5, 6 meses voltamos à situação do ano passado”, alertou Chicão.
O vereador Naldo da Pista ressaltou que a fiscalização era uma forma de garantir que as promessas feitas pela empresa Águas de Alta Floresta e pela Prefeitura de Alta Floresta fossem cumpridas.
“Estamos aqui observando as modificações, as melhorias que a empresa Águas fez para a nossa população. Na época em que enfrentávamos o verão seco, com muitas casas sem água por 10 ou 15 dias, a empresa prometeu que faria uma limpeza e aumentaria a represa para acumular mais água. Estamos aqui fiscalizando de perto e vendo quais melhorias foram realizadas”, disse Naldo.
O vereador enfatizou a importância de garantir que a promessa de captação de água do Teles Pires seja de fato implementada, além de cobrar que a empresa e a Prefeitura cumpram com suas responsabilidades para não prejudicar ainda mais a população com a falta de água. Não podemos esquecer da prefeitura também, pois o prefeito tem que estar junto conosco, fazendo essa cobrança. A responsabilidade também é um pouco do prefeito, para que ele faça essa cobrança mais de perto. O papel dos vereadores é fiscalizar, mostrar para o povo que não estamos de braços cruzados. A Câmara está em recesso, mas estamos trabalhando no campo, acompanhando a situação”, ressaltou.
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande6 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
