Cidades
Vice-prefeita reforça parceria com PRF em lançamento da Campanha Maio
A vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Vânia Rosa, participou do lançamento da campanha Maio Amarelo, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta terça-feira (6). Com o tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida”, as iniciativas serão intensificadas ao longo do mês, com apoio de parceiros como a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Semob, Detran/MT, Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, Nova Rota do Oeste e Superintendência Regional do DNIT no Estado de Mato Grosso.
Na ação participantes destacaram a importância da implementação de ações educativas no trânsito, visando reduzir os índices de sinistros. “O esforço é de todos os órgãos para evitar desastres e salvar vidas. A vida é prioridade máxima. Quantos sonhos são interrompidos por imprudência? Precisamos chamar atenção para os causadores de acidentes, não para as vítimas. A sociedade precisa desacelerar, pois a velocidade é o que agrava o acidente”, destacou o superintendente da PRF, Arthur Nogueira.
Para a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia, a reflexão sobre o assunto é muito pertinente, e a conscientização é a maior aliada. “Nosso diálogo com o prefeito Abilio Brunini é de implementar a escola de trânsito para Cuiabá, a fim de, de fato, incrementar as políticas públicas voltadas ao trânsito. Nós, da Semob, estaremos empenhadas em avançar nesse propósito”, frisou.
Entre as causas de acidentes estão pneus sem manutenção, consumo de bebida alcoólica, velocidade acima do permitido e condução de veículo sem CNH. “São atitudes que não podem ser consideradas naturais. É preciso promover a reflexão sobre isso. A paz no trânsito começa com você”, reforçou o superintendente da PRF.
Ao longo do mês, a programação do Maio Amarelo contará com operações temáticas e diárias, além de campanhas educativas para o trânsito, desenvolvidas pela PRF com apoio dos parceiros.
A Semob também preparou uma programação abrangente, com palestras em empresas, atividades lúdicas com crianças em escolas municipais, entre outras ações.
Participaram do lançamento o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Djalma Fernandes; o coordenador de Engenharia do DNIT, Marcelo Sortica; a chefe de Operações Terrestres do DNIT, Margareth Gugelmin Okada; representando o Detran-MT, Rosane Polzl; e a gerente de Eficiência Operacional da Nova Rota do Oeste, Bárbara Nathane.
SIMULAÇÃO
No evento, a Nova Rota do Oeste proporcionou uma simulação de sinistro no trânsito (acidente), em que era possível “vivenciar”, por meio de uma experiência com óculos 3D, a direção de um veículo sob efeito de álcool. Ao final da simulação, o impacto era real: a poltrona, onde a pessoa estava devidamente posicionada, descia um pequeno percurso até sofrer um impacto. No entanto, a “viagem” por meio do óculos 3D, remetia a uma a batida na traseira de uma carreta, o que parecia que o choque era real — uma demonstração de que, no trânsito, não há uma nova chance de viver.
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Esportes7 dias agoApós recesso, Mixto feminino retoma treinos e inicia preparação para duelo contra o Palmeiras
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
