Cidades
Vigilância em Saúde Ambiental realiza leitura das armadilhas…

Um segundo laboratório, em instalação, deve ser usado especificamente para a análise do material que será coletado pelas armadilhas ovitrampas
As armadilhas ovitrampas instaladas no fim de abril (22) no Bairro Bela Vista já tiveram suas primeiras leituras. Na primeira leitura do mapa de calor que mede a proliferação do Aedes aegypti, quatro pontos vermelhos, identificados como alto índice, também foram identificadas três pontos laranjas que mostram índices elevados; pontos azuis e amarelos também requerem um olhar mais detalhado. Locais marcados com verde são pontos sem constatação de focos, conforme as imagens divulgadas pelo Ministério da Saúde sobre Sorriso.
Já na segunda leitura, foram encontrados menos pontos vermelhos – três e dois laranjas. Somados os dois momentos foram encontrados 1.085 focos no Bela Vista, totalizando um índice de infestação de 68%.
Conforme a coordenação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), o mapa da leitura das armadilhas direciona as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental para ações pontuais, céleres e assertivas em tempo real. A agilidade na identificação dos focos, gera agilidade na eliminação dos criadouros.
O mapa de calor possibilita ainda que a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental possa atuar com o controle biológico utilizando larvicida a base de bactéria Bacillus thuringiensis israelense (Bti) e o uso de inseticida quando necessário.
Hoje, os bairros Fraternidade, Bela Vista e Rota do Sol contam com a instalação das armadilhas. Nesta quinta-feira, 22 de maio, foi realizada a coleta do material do no bairro Rota do Sol, os números devem sair na próxima semana.
De acordo com o gestor da Secretaria de Saúde (Semas), o médico Vanio Jordani, os bairros foram escolhidos levando em consideração o total de imóveis instalados e o número de casos de dengue e chikungunya registrados em cada região.
No Rota do Sol, por exemplo, são 4.389 imóveis cadastrados; e no Bela Vista são 2.456 imóveis. No primeiro ciclo de coletas de 2025, o Rota registrou seis casos de dengue e 14 de chikungunya, o bairro está com índice de infestação em 4%. Já no Bela Vista foram quatro registros de dengue e 20 de chikungunya, o Bela Vista está com índice de infestação em 1,31%. O Fraternidade
“Esse é um projeto inicial, experimental; o Ministério da Saúde já nos enviou as armadilhas e vamos iniciar os testes”, frisa Jordani. Contudo, a máxima que vale, reforça o gestor, é cada um continuar fazendo sua parte e cuidando do espaço que ou vive ou trabalha.
O secretário acrescenta que quando o agente de combate a endemias (ACE) visita ou uma residência ou empresa e se depara com um criadouro de Aedes, nesse local o problema já está instalado, pois certamente já teve poupas e mosquitos adultos. “A armadilha vem pare evitar esse ciclo, ela é uma ferramenta que consegue interceptar antes, na fase de larvas, e então conseguimos desenvolver ações em pontos específicos; a armadilha será uma ferramenta a mais para mapearmos pontos com problemas”, detalha.
Jordani pontua que hoje a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental está montando um segundo laboratório. O primeiro, já instalado e em funcionamento, atende as atuais demandas para análise das amostras coletadas pelos ACEs; o novo laboratório, em instalação, deve ser usado especificamente para a análise do material que será coletado pelas armadilhas ovitrampas.
As armadilhas do Fraternidade
O secretário salienta que no bairro Fraternidade já foram instaladas 25 armadilhas. “Estas instaladas no Fraternidade integram um outro projeto experimenta”, diz. As armadilhas experimentais já instaladas no Fraternidade são um projeto prático em conjunto com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além da Prefeitura de Sorriso, integram o projeto o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA/MT), a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), a Assembleia Legislativa, Promotoria Pública e Judiciário de Sorriso.
-
Saúde6 dias ago
Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
-
Saúde5 dias ago
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
-
Mato Grosso6 dias ago
Deputados estaduais representam Mato Grosso no 13º Fórum Jurídico de Lisboa
-
Mato Grosso6 dias ago
Wilson Santos reconhece o bom desempenho de alunos das escolas cívico-militares
-
Mato Grosso6 dias ago
Wilson Santos reconhece avanços do governo de MT, mas expõe falhas graves na gestão dos consignados
-
Saúde7 dias ago
Ministério abre a adesão ao programa Agora Tem Especialistas
-
Política5 dias ago
Max Russi participa de audiência e defende fortalecimento da mineração em Peixoto de Azevedo
-
Saúde6 dias ago
Hospital da Mulher da Baixada Fluminense necessita de leite materno