Opinião
Vila Saúde, tratamento especializado para todos
Lúcia Helena Barboza Sampaio
O caos que a saúde municipal de Cuiabá enfrenta tem solução por meio de gestão, ações estratégicas e pontuais, como o projeto “Vila Saúde”, que estamos propondo dentro do plano de governo “Resgatando Cuiabá” de Abilio Brunini (PL), candidato a prefeito da capital
Com esse programa, a Prefeitura vai levar atendimento especializado para todos os bairros de forma itinerante, assim evitaremos que as pessoas de regiões distantes deixem de ser atendidas.
As “vilas” serão incluídas em regiões da cidade, em áreas monitoradas conforme as necessidades de cada comunidade. Devem ser contempladas áreas da saúde da mulher, nutricionista, psicólogo, profissional de educação física, cardiologistas, terapeutas ocupacionais que possam atender crianças e adultos autistas – dentre inúmeras outras especialidades.
Como exemplo vamos usar o bairro Pedra 90 que tem uma das maiores densidades populacionais de Cuiabá e é afastado do centro.
No bairro vamos construir salas adicionais nas unidades básicas de saúde (UBS), conforme a demanda. Ao longo da semana, médicos especialistas atenderão nessas salas em forma de rodízio, intercalando com as demais vilas distribuídas pela cidade.
Uma dessas novas salas será mais ampla e espaçosa, com medida suficiente para conter equipamentos como de fisioterapia, de pilates, equipamentos para auxílio no tratamento de quem tem mobilidade motora reduzida.
Todas as UBSs de Cuiabá possuem espaço físico para implantação dessas salas, que serão como vilas de fato.
Precisamos agir no sentido que é melhor prevenir do que remediar. Um paciente internado custa muito caro ao município e a atenção primária é fundamental para redução desses dados na ponta. Já é cientificamente comprovado que a descentralização das especialidades médicas ajuda a reduzir este números.
Nosso objetivo é oferecer um nutricionista, um profissional de educação física dando orientações e tratando da saúde dessas pessoas que nunca conseguiriam ter acesso a esse serviço na rede pública e, por falta de recurso, na rede privada. Esse tratamento trará mais qualidade de vida aos cuiabanos e isso é a proposta central do Vila Saúde.
As pessoas precisam ter atendimento digno na rede da nossa capital. É o que o SUS propõe. Acesso universal à saúde. Com esse programa, vamos evitar que cuiabano sofra em busca de atendimento. Como acontece atualmente, ao procurar um hospital, quase sempre superlotado.
Vamos ampliar o atendimento em saúde com as especialidades certas e necessárias de cada região. Vamos melhorar a qualidade de vida dos cuiabanos a partir da atenção primária, e reduzir as internações.
A Saúde de Cuiabá tem solução e vamos resolver isso.
Lúcia Helena Barboza Sampaio é medica há 38 anos, servidora pública há 25 anos, foi presidente de Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) e é cotada para ser secretária municipal de Saúde de Abilio Brunini, candidato a prefeito de Cuiabá.
-
Agricultura6 dias ago
Indústria e agro apresentam soluções para o G20 sobre sustentabilidade alimentar
-
Várzea Grande5 dias ago
Candidata defende implementação da lei que amplia horário noturno nas creches municipais
-
Política6 dias ago
Mendes critica pouco avanço e diz que não deve ir à COP-29
-
Mato Grosso5 dias ago
Fumaça impede pouso em Sinop (MT) e avião retorna a São Paulo
-
Política6 dias ago
Botelho descarta novas secretarias se for eleito: Sem chance
-
Opinião4 dias ago
A verdade é um ato revolucionário
-
Judiciario6 dias ago
Plenário emite parecer favorável à aprovação das contas anuais de Sinop e Juara
-
Mato Grosso4 dias ago
Incêndio coloca em risco abastecimento de água em Itapecerica da Serra (SP)