Política
Moradores protestam por causa de crise hídrica em cidade de MT; prefeitura decreta calamidade
Moradores de diversos bairros de Várzea Grande realizaram uma manifestação hoje em frente à prefeitura, cobrando soluções para a crise hídrica que afeta o município. Segundo a prefeitura, o protesto foi pacífico e os manifestantes foram recebidos “de forma respeitosa” pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Samir Bosso Katumata, que representou a prefeita Flávia Moretti (PL), atualmente em Brasília buscando recursos para solucionar o problema de abastecimento de água.
Samir destacou que compreende a situação dos moradores e que a gestão municipal reconhece o direito da população de cobrar providências, como um ato democrático. Ele reforçou que a prefeita decretou estado de calamidade pública ontem, devido ao colapso no abastecimento de água, agravado pelo sucateamento e por atos de vandalismo e sabotagens nas unidades do Departamento de Água e Esgoto (DAE). O decreto permite acelerar as medidas emergenciais para restabelecer o fornecimento de água, desburocratizando processos de compras e aquisições necessárias.
O secretário confirmou que o prazo estipulado pelo vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL) – que ontem se reuniu com os moradores durante evento no ginásio do Fiotão – para a normalização do abastecimento até amanhã (14), está mantido. Ele também destacou que o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, recentemente esteve na Câmara Municipal prestando esclarecimentos aos vereadores, que são representantes da população, acerca das ações em andamento.
Sobre os recentes furtos e atos de vandalismo nas unidades do DAE, Samir informou que boletins de ocorrência foram registrados e que espera a atuação da polícia para responsabilizar os culpados. Ele garantiu que todo o secretariado municipal está mobilizado para resolver o problema com a maior celeridade possível. “Há menos de uma semana a prefeita determinou a criação de uma Comitê de Crise, justamente para que uma força-tarefa entre as secretarias municipais possa atuar de forma emergencial e com agilidade”.
Durante o encontro, o secretário sugeriu a formação de uma comissão de moradores e vereadores para dialogar diretamente com o presidente do DAE. Os moradores aceitaram a proposta e indicaram que agendarão uma reunião para segunda-feira (17).
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso7 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Polícia21 horas agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
