Política
UFMT fará seminário para discutir construção de ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, discutiu a possibilidade de trazer para o âmbito da instituição a discussão da construção da ferrovia ligando Rondonópolis a Cuiabá. Ao final, houve o encaminhamento para a realização de um seminário para discutir o tema, reunindo a comunidade interna, sociedade e autoridades.
Segundo a reitora, esse é um projeto antigo do senador Vicente Vuolo que está sendo encaminhado por um grupo de engenheiros da UFMT. “O grupo veio buscar nosso apoio para que o debate se realize no interior da universidade. Oferecemos espaço físico, apoio logístico para que organizemos um seminário e façamos um momento de reflexão sobre as possibilidades de exigir que o projeto original seja cumprido”, explicou.
Na oportunidade, a reitora ressaltou que as decisões e encaminhamentos são feitos a partir da coletividade. “Não é a reitoria nem a figura da reitora que decide, não é simplesmente passar pelo Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e pelo Consuni (Conselho Universitário). É necessário ter um debate nas bases com os profissionais especializados e capacitados, ouvir a comunidade interna e externa. Para nós, a decisão de base é fundamental”, destacou.
Presente na reunião, Vicente Vuolo Filho, pontuou que o projeto da ferrovia “Senador Vuolo”, que liga Rondonópolis a Cuiabá, está previsto em lei, mas não foi priorizado. Segundo ele, o trecho que está em construção liga Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. “Não discordamos em hipótese nenhuma, quanto mais ferrovia no Estado melhor, mas Cuiabá, como capital do Estado, não pode ser esquecida e tem que ter sua história respeitada”, frisou. “A UFMT, como indutora do desenvolvimento, está preocupada com isso. Ela é o maior centro de pesquisa do estado e isso trará dividendos para a instituição e empregos para os alunos formandos. Os benefícios serão enormes e essa é uma causa importante”, destacou, através da assessoria da universidade.
Também participaram da reunião a pró-reitora de planejamento, Marta Cristina De Jesus Albuquerque Nogueira, Edmundo Castelo dos Santos, Luís César Simões de Arruda, Octávio Augusto Regis de Oliveira, Carla Gabriela Wunsch Souza e Eldemir Pereira de Oliveira.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Polícia1 dia agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande6 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
