Política
Gisela Simona condiciona saída da Câmara à licença prévia de Coronel Assis
Conteúdo/ODOC – A deputada federal Gisela Simona (União Brasil) afirmou que só deixará o mandato na Câmara dos Deputados após o colega de partido, Coronel Assis (União), cumprir sua parte no acordo de rodízio firmado pela sigla nas eleições de 2022. A deputada defende que a alternância entre titulares e suplentes seja respeitada, mas diz aguardar que Assis abra mão da vaga primeiro.
O compromisso interno do União Brasil previa que os deputados eleitos se licenciassem ao menos duas vezes durante os quatro anos de mandato, possibilitando a entrada dos suplentes. A prática tem como objetivo valorizar os nomes da legenda, em especial aqueles que ajudaram a compor a chapa proporcional, mirando o fortalecimento da sigla para as eleições de 2026.
O único que cumpriu o combinado até o momento foi Fábio Garcia, que se afastou em 2023 para assumir a chefia da Casa Civil no governo Mauro Mendes, abrindo espaço para a própria Gisela. Já Coronel Assis permanece no cargo desde o início do mandato, o que tem gerado cobranças internas no União.
“Nós estamos aguardando o Coronel Assis e, quando ele abrir, volta para mim a função de poder abrir também. Não houve consenso, nós estamos em conversação sobre isso”, declarou Gisela em entrevista ao Veja Bem MT.
O suplente que deve ser beneficiado com a saída de Assis é Antônio Bosaipo, o Bosaipinho. A demora na rotatividade tem incomodado lideranças do partido, incluindo o governador Mauro Mendes, que já criticou publicamente a postura do parlamentar. Segundo Mendes, “ninguém se elegeu sozinho”, em referência ao esforço coletivo que garantiu a eleição da bancada.
Rumo a 2026
Gisela também destacou que o rodízio é fundamental para estimular novas candidaturas dentro do partido. De acordo com ela, muitos nomes que integram as chapas proporcionais não entram na disputa com a expectativa imediata de vitória, mas com a possibilidade de assumir o cargo temporariamente durante o mandato.
“O prazo é até o final da legislatura. Cada um pode escolher o melhor momento. Mas é claro que a gente gostaria que isso acontecesse antes do período eleitoral, porque é isso que motiva as pessoas a compor conosco em 2026”, completou a deputada.
-
Mato Grosso5 dias agoAs duas escalações
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande7 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
