Cidades
1.ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será nesta sexta-feira, 07 de março
O evento, que será realizado no auditório da Faculdade Atenas, iniciará às 7 horas e se estenderá durante todo o dia com enfoque voltado para a garantia dos direitos e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Gehring, a “Conferência Municipal é o espaço ideal para discutirmos e construirmos a saúde do trabalhador e da trabalhadora”.
Três eixos temáticos serão trabalhados na data. O eixo I trata da “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; o eixo II trabalha As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; e, por fim, o eixo III pontuará a “Participação popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para efetivação do Controle Social”.
Na Conferência Municipal deverão ser levantadas as propostas, bem como realizada a eleição dos delegados que representarão Sorriso na Conferência Estadual prevista para ser realizada até 15 de junho. Já a etapa nacional está prevista para os dias 18 a 21 de agosto.
Sobre a Conferência
A 1.ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é resultado das propostas levantadas em 2023 durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Já os dados que serão levantados agora, nas conferências municipais, irão subsidiar a realização da 5.ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Vale sempre lembrar que a Conferência Nacional de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS); o encontro nacional que engloba todos os eixos e gera os demais temas trabalhados e sugeridos para realização das demais conferências ocorre a cada quatro anos.
Na 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2023, foi contemplado o ciclo de planejamento da União que subsidiou a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
Nacionalmente, o evento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS); já no Município a organização é do Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Mato Grosso5 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande7 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande7 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
