Cidades
1.ª Semana do Bem-estar Animal encerrou com feira de adoção
A 1.ª Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorriso encerrou no último sábado, dia 04 de outubro. Apesar do saldo positivo com muitas crianças participando das atividades e a adoção de quatro gatos adultos do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, o evento trouxe à tona um dos grandes gargalos quanto ao bem-estar animal efetivo: o abandono de filhotes.
Sim. No próprio sábado, no momento em que rolava a feira de adoção de gatos no Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), registrou mais um abandono de filhotes. Dessa vez, cinco gatos pequeninos foram abandonados em uma cesta de bicicleta coberta com um pedaço de ventilador. Três deles adotados no mesmo momento da feira. Os outros dois foram recolhidos ao Abrigo.
“Foi uma semana intensa com foco no bem-estar animal com palestras, atividades, momentos com os pets e a feira no sábado. Tivemos uma recepção muito boa por parte das crianças e da sociedade; porém, o que nos chocou é que durante a feira alguém teve coragem de praticar um ato de abandono”, frisa o Gestor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho.
Veterinária responsável pelo Abrigo Municipal de Cães e Gatos, Beatriz Brocco, destaca que a semana buscou promover educação ambiental e cidadania, além de incentivar valores como empatia, responsabilidade e respeito aos animais e estimular práticas de convivência saudável entre seres humanos, animais e meio ambiente. Contudo, o abandono dos filhotes esteve em evidencia. “Agradecemos a quem entendeu e no mesmo momento adotou esses pequenos filhotes”, diz.
O secretário acrescenta que essa foi a primeira edição do evento e segue as diretrizes da Lei 3.703 de 17 de junho que aprovou a realização da Semana de Proteção Animal no Município. “A Semana terminou no sábado, mas continua o convite para refletirmos e promovermos responsabilidade e solidariedade em relação aos pets e para que possamos evitar novas situações de abandono”, completa.
Abandono de animais é crime
O gestor da Sama, reforça que Câmeras de segurança registraram o momento em que um indivíduo deixa uma caixa com filhotes de gatos no local, expondo-os a fome, sede e aos perigos do ambiente. Graças às imagens, o suspeito será identificado e responsabilizado conforme prevê a legislação. O abandono de animais é crime, sujeito a multa e até prisão, de acordo com a Lei Federal nº 14.064/2020, que endureceu as penas para maus-tratos.
Abandonar animais não é apenas um ato de covardia, mas também uma infração passível de punição. “Não vamos tolerar esse tipo de atitude. Quem abandona, além de causar sofrimento aos animais, está infringindo a lei e será responsabilizado”, afirma Picolo.
Como agir ao se deparar com o abandono
Vale lembrar que o abandono de animais é crime, sujeito a multa e até prisão, de acordo com a Lei Federal nº 14.064/2020. A população pode ajudar denunciando casos de maus-tratos e abandono. Quem presenciar qualquer situação suspeita deve entrar em contato ou com a equipe da Sama pelo (66) 35458353, de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas.
E quando o problema for um animal solto na rua, bravo e apresentando risco à população, a orientação é acionar os Bombeiros, via 193. É importante também registram um boletim de ocorrência na Polícia Judiciária Civil, para que o proprietário possa ser devidamente responsabilizado.
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Esportes6 dias agoSinop recebe etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis a partir de sábado
-
Várzea Grande5 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Esportes6 dias agoTenista mato-grossense avança para oitavas de final em torneio na Alemanha
