Cuiaba
UPAs de Cuiabá receberão R$ 3,5 milhões em reformas e equipamentos para renovar credenciamento
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá passarão por reformas estruturais e receberão novos equipamentos com investimento de R$ 3,5 milhões, por meio de emenda parlamentar da deputada Coronel Fernanda. O objetivo é preparar as unidades para a visita do Ministério da Saúde, prevista para dezembro de 2025, garantindo a manutenção dos recursos federais destinados à rede de urgência.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, finalizou recentemente a vistoria nas quatro UPAs da capital, Norte, Sul, Oeste e Leste, junto aos engenheiros de obras da pasta. O levantamento apontou necessidades de reparos.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou a importância do investimento:
“As reformas e a modernização das UPAs são essenciais para garantir atendimento de qualidade e segurança à população. Com essas melhorias, reforçamos nossa capacidade de resposta às emergências e seguimos aprimorando a rede de urgência e emergência da cidade”.
O secretário de Atenção Secundária, Odair Mendonça, reforçou a preparação das unidades para receber a fiscalização do Ministério da Saúde:
“O trabalho vai além da estrutura física. Estamos garantindo que equipamentos, sistemas e processos internos estejam atualizados, assegurando que as UPAs estejam plenamente qualificadas para receber recursos federais e atender a população com eficiência.”
Além das reformas, a Prefeitura de Cuiabá registrou avanço significativo na organização da rede de urgência. As UPAs Verdão, Pascoal Ramos, Leblon e Morada do Ouro, juntamente com a Policlínica do Pedra 90, não registraram pacientes internados em salas de medicação por falta de leitos hospitalares nos últimos dias. O marco é resultado de ação integrada entre os hospitais municipais, as UPAs e a Central de Regulação Estadual.
A iniciativa faz parte de uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde, que busca acelerar a transferência de pacientes para enfermarias e UTIs, garantindo atendimento ágil, seguro e digno. Atualmente, cada UPA atende em média 450 pessoas por dia, totalizando cerca de 1.800 atendimentos diários nas quatro unidades. O trabalho envolve reavaliação constante dos pacientes: enquanto alguns podem continuar o tratamento em casa ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), aqueles que necessitam de internação aguardam vaga em enfermaria sem comprometer o fluxo de atendimento.
A Prefeitura reforça que o monitoramento da ocupação hospitalar continuará diariamente, com foco na integração entre unidades e na agilidade do atendimento, garantindo que os pontos de atendimento de urgência da capital operem sempre de forma eficiente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Esportes7 dias agoApós recesso, Mixto feminino retoma treinos e inicia preparação para duelo contra o Palmeiras
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
