Cidades
Formatura de novos profissionais de saúde elevam o nível de atuação em Vera
Um grupo de 22 formandos concluiu um curso de capacitação que visa qualificar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE). O curso, com duração de um ano, é um programa do Ministério da Saúde chamado “Mais Saúde com Agente”.
A cerimonia de formatura foi nesta quinta-feira (13) à noite no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli.
A capacitação incluiu acompanhamento online, com a parte prática sendo realizada presencialmente no município.
Com a conclusão deste curso, os agentes passam a ser considerados profissionais da saúde com mais responsabilidades.
Ampliação das habilidades e atribuições
O principal objetivo da formação é, de fato, qualificar esses agentes. Eles receberam conhecimento e treinamento para:
- Realizar a verificação da pressão arterial.
- Verificar a glicemia.
- Ter noções da parte técnica de enfermagem, embora não sejam técnicos de enfermagem.
- Ter conhecimento sobre oxigenoterapia.
- Aplicar orientações mais técnicas durante as visitas domiciliares.
“A partir de agora, nas visitas às casas e durante as visitas domiciliares, os agentes terão a liberdade de anotar alterações de saúde no prontuário do paciente. Em caso de alteração, eles deverão passar o caso à equipe da atenção básica”, explicou a secretária de Saúde, Ivânia Totti, que foi a coordenadora do curso.
Atuação específica dos Agentes de Combate a Endemias (ACE)
No que diz respeito aos Agentes de Combate a Endemias, a responsável pelo programa destacou que, embora tenham feito a mesma capacitação, a responsabilidade principal deles continua sendo a parte ambiental.
No entanto, com a nova formação, os ACEs também estão aptos a:
- Verificar a pressão de um paciente que não está bem e tem uma queixa.
- Verificar a glicemia.
- Entrar em contato com o setor de urgência para que o paciente possa ser buscado, caso necessário.
A qualificação dos agentes visa aprimorar o trabalho conjunto com a equipe da atenção básica, garantindo um cuidado mais completo e aprimorado à população.
Esta capacitação é considerada uma estratégia para ampliar os programas do Ministério da Saúde já existentes nas unidades. Promover a qualificação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), fortalecer o vínculo com a Atenção Básica e com a população, fortalecer o trabalho juntamente com a vigilância e todo o sistema de saúde e identificar as necessidades da população”, complementou Ivânia.
Com a qualificação, espera-se que os agentes atuem de forma mais técnica, integrando os programas do Ministério da Saúde e garantindo que as necessidades de saúde sejam adequadamente identificadas e abordadas em conjunto com a equipe de atenção básica.
Entre as autoridades presentes na formatura, estiveram a vice-prefeita Dra Ana, representando o prefeito Yago, o presidente da câmara Jader Isidório, os vereadores Robson Freitas, Lúcia Silvério, Tonhão, Marcelo Períoto, Professor Volmar que foi o cerimonialista, além de Samuel Raimundo coordenador da Vigilância Ambiental, e as enfermeiras das UBs, Glaucia, Larissa e Anielle. Os familiares dos formandos também prestigiaram o ato solene.
Fonte: Ascom
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
