Cuiaba
Prefeito anuncia lance de R$ 30 milhões para compra da Santa Casa de Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou na manhã desta sexta-feira (30) que a Prefeitura vai apresentar um lance de R$ 30 milhões para a aquisição da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. O anúncio foi feito ao lado do secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, e marca um dos principais investimentos planejados pela atual gestão na área da saúde.
O montante será levantado por meio de uma parceria construída com os deputados estaduais, após conversa com o presidente da ALMT, Max Russi, e com a presidente do Legislativo cuiabano, Paula Calil e os demais vereadores. Os dois parlamentos asseguraram emendas para aquisição da Santa Casa.
Segundo o prefeito, a decisão só foi possível após um intenso trabalho de ajuste fiscal e controle rigoroso das contas públicas ao longo de 2025, o que permitiu à administração municipal ganhar fôlego financeiro para realizar investimentos estruturantes. A compra da unidade hospitalar é tratada como estratégica tanto do ponto de vista assistencial quanto histórico.
“Conseguimos economizar, segurar bastante as contas em 2025 e agora temos fôlego para fazer um investimento muito importante, que sempre foi o nosso desejo: a compra da Santa Casa. Vamos dar um lance de 30 milhões de reais para adquirir toda aquela área e reforçar o atendimento em saúde em Cuiabá”, afirmou o prefeito.
Abilio Brunini relembrou que, desde o início da crise enfrentada pela Santa Casa, defendeu publicamente a necessidade de preservar a instituição, considerada um símbolo da história da capital mato-grossense. Ao longo dos últimos meses, o prefeito participou de audiências públicas, reuniões técnicas e debates intensos, buscando alternativas para evitar o fechamento da unidade e garantir que o poder público — seja o Estado ou o Município — pudesse assumir a gestão do hospital.
Entre os projetos pensados para o local, o prefeito destacou a possibilidade de implantação do Hospital do Idoso, uma antiga demanda da população cuiabana. “É um sonho do nosso coração colocar ali o Hospital do Idoso e ampliar o cuidado com quem mais precisa. Agora vamos torcer para que tudo dê certo e que ninguém cubra esse lance”, completou.
A expectativa da Prefeitura é que a aquisição represente não apenas a preservação de um patrimônio histórico, mas também um novo capítulo para a saúde pública de Cuiabá, com mais serviços, estrutura e atendimento à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande6 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
