Cidades
Sorriso apresenta modelo de turismo agro sustentável no Salão…
Sorriso marcou presença no 10º Salão do Turismo, realizado entre os dias 7 e 9 de maio de 2026, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Considerado um dos maiores encontros do setor turístico brasileiro, o evento reuniu representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, além de gestores públicos, empresários e lideranças do trade turístico nacional.
Representando o município no estande de Mato Grosso, a comitiva sorrisense foi composta pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, e pela presidente do Comturs – Conselho Municipal de Turismo de Sorriso, Fernanda Frasson Gazola. Durante os três dias de programação, materiais institucionais e turísticos de Sorriso foram entregues e apresentados ao público.
O Salão do Turismo foi promovido pelo Ministério do Turismo e, pela primeira vez, aconteceu na região Nordeste. A abertura contou com a presença de autoridades nacionais e estaduais, entre elas o presidente em exercício Geraldo Alckmin, o Ministro do Turismo Gustavo Feliciano, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, além de representantes e lideranças do setor. A programação reuniu palestras, rodadas de negócios, apresentações culturais e encontros de governança turística.
No último dia do evento, Nelson Eduardo Pereira da Costa participou do Encontro Nacional das Instâncias de Governança do Turismo, onde falou em nome da IGR Portal do Agronegócio. Em sua apresentação, falou do potencial do turismo agro sustentável de Sorriso e também iniciativas de turismo agrotecnológico desenvolvidas em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
O secretário disse que Sorriso vem construindo um modelo de turismo baseado na responsabilidade ambiental, inovação e produção sustentável, evidenciando propriedades rurais com certificações internacionais e práticas reconhecidas mundialmente. “Cumprimos nosso papel de apresentar Sorriso ao Brasil, mostrando que é possível produzir com responsabilidade ambiental e inovação. Fomos muito bem recebidos e a repercussão foi extremamente positiva”, comemorou Nelson.
Segundo ele, os resultados da participação já começam a aparecer. Sorriso deve receber nos próximos dias duas missões técnicas vindas de Minas Gerais. A expectativa é o fortalecimento da rede hoteleira e de diversos segmentos ligados ao trade turístico local.
A proposta do turismo agro sustentável de Sorriso vem sendo construída em parceria com produtores rurais e busca apresentar ao mundo a realidade do agronegócio desenvolvido no município, associando alta produtividade, tecnologia, preservação ambiental e responsabilidade social.
-
Polícia6 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande3 dias agoParque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
-
Polícia2 dias agoAção conjunta resgata animais e prende dois homens suspeitos por maus-tratos
-
Política6 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia5 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Mato Grosso1 dia agoMulher é presa pela Polícia Militar após esfaquear o próprio irmão em Peixoto de Azevedo
-
Judiciario5 dias agoPiloto atropela trabalhadora durante evento em Cuiabá e é solto após fiança de R$ 5,6 mil
-
Cuiaba7 dias agoCraques da Natureza planta 400 mudas com participação de 200 crianças no Parque Tia Nair
