Mato Grosso
Hospital Regional de Sorriso promove encontro para incentivar o aleitamento materno
O Hospital Regional de Sorriso realizou, nesta quarta-feira (14.08), um encontro para promover o aleitamento materno, reunindo cerca de 46 participantes, entre gestantes, puérperas, acompanhantes, além de profissionais de saúde.
A ação faz parte da programação do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a amamentação, e é organizada pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de rodas de conversa e esclarecer dúvidas com profissionais da enfermagem e nutrição, além de uma advogada.
Durante o mês, o Hospital Regional tem promovido uma série de atividades, incluindo rodas de conversa, aulas sobre técnicas para lidar com engasgos, cuidados com o umbigo e orientações sobre amamentação para recém-nascidos.
Além disso, as refeições entregues às gestantes e puérperas internadas na maternidade e Unidade Intensiva Neonatal receberam materiais informativos sobre alimentação e amamentação.
Para a gestante Karina Sanches, o evento foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e entender a importância da amamentação. “Foram abordadas informações importantes, eu mesma que já sou mãe deixei de amamentar antes por falta de instrução e conhecimento, mesmo sendo da área da saúde. Posso dizer que aprendi muito, muito mesmo, tenho certeza que o compartilhamento de hoje fará uma enorme diferença no meu pós-parto, principalmente na fase de amamentação”, avaliou.
A enfermeira e fotógrafa, Pauline Turatti, participou da ação por meio de seu projeto “Memórias do Nascer”, que tem o objetivo de registrar o vínculo entre mães e filhos.
“Iniciar o meu projeto social de fotografia de parto no Hospital Regional de Sorriso durante a campanha Agosto Dourado foi uma experiência bem significativa, que me permitiu estar ainda mais conectada com o propósito de valorizar e eternizar os primeiros momentos da vida e o vínculo único entre mãe e filho. Foi um momento cheio de histórias e troca de experiências”, contou.
Ao longo do mês, diversas atividades estão sendo realizadas por todo o Estado de Mato Grosso com o objetivo de promover e estimular a amamentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendada por dois anos ou mais e, de forma exclusiva, até os 6 meses.
Agosto Dourado em Mato Grosso
Para celebrar o Agosto Dourado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, oferta a Agenda Única, um espaço virtual para organizar as atividades em diversas cidades de Mato Grosso.
Até o dia 31 de agosto, a Agenda Única estará aberta para receber inscrições de novas ações. Todas as cidades que informaram a organização de eventos podem ser acessadas pelo mapa interativo.
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia4 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande1 dia agoParque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
-
Política4 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia4 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Cuiaba5 dias agoCraques da Natureza planta 400 mudas com participação de 200 crianças no Parque Tia Nair
-
Judiciario3 dias agoPiloto atropela trabalhadora durante evento em Cuiabá e é solto após fiança de R$ 5,6 mil
-
Cuiaba5 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
-
Polícia6 dias agoMotociclista morre após colisão com carro na BR-163 entre Matupá e Peixoto de Azevedo
