Política
AGU dá 72h para Meta explicar medidas para proteger direitos em redes no Brasil
A Advocacia-Geral da União (AGU) deu 72h para a Meta explicar se adotará medidas para combater crimes como violência de gênero, racismo e homofobia nas suas plataformas – Facebook, Instagram e Whatsapp. A intimação foi feita nesta sexta-feira, 10, por notificação extrajudicial, após a empresa encerrar a checagem de fatos independente em suas plataformas nos Estados Unidos e anunciar mudanças na moderação de conteúdo.
“Diante das mudanças anunciadas na política da Meta, é imprescindível destacar a necessidade da empresa de promoção e proteção dos direitos fundamentais, com respeito à legislação infraconstitucional e à CF/88, com destaque para o dever de cuidado (dever geral de prevenção) no sentido de promoção de um ecossistema digital saudável sem estímulo à confusão informativa e ataques à democracia”, diz a notificação.
A AGU também pediu que a Meta esclareça se, com as novas diretrizes, será criado algum canal específico para registro de denúncias de violações a direitos fundamentais e se haverá divulgação de relatórios de transparência sobre a checagem de fatos realizada pelos próprios usuários.
“As grandes empresas de tecnologia, a exemplo da META, devem assumir suas responsabilidades com o ambiente informacional íntegro, devendo, para tanto, adotar as medidas cabíveis para a consecução deste objetivo, de modo a extirpar ou, pelo menos, mitigar, os danos que seus produtos e serviços causam às pessoas”, diz a AGU.
Na manhã de hoje, o advogado-geral da União, Jorge Messias, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros integrantes do governo para discutir a decisão da empresa americana e o quadro geral das redes sociais no Brasil.
Leia Também: Lula manda recado a Zuckerberg e convoca reunião sobre a Meta
-
Polícia2 dias agoPF investiga como brasileiras são atraídas por esquemas de tráfico de mulheres; Bibiana Bitello é citada
-
Cuiaba5 dias agoSine de Cuiabá abre a semana com 722 com foco em vendas e produção
-
Saúde4 dias agoEnfermagem: setor público concentra 61,9% dos vínculos profissionais
-
Cuiaba4 dias agoCurso especializado fortalece técnicas da equipe de proteção do Executivo Municipal
-
Polícia1 dia agoMulher é presa por suspeita de aplicar golpes no comércio da região do Cristo Rei
-
Saúde4 dias agoNúmero de enfermeiros no Brasil cresce 44% em cinco anos
-
Cuiaba4 dias agoCuiabá recebe Selo Prata de Boas Práticas e planeja reformas em UPAs
-
Esportes5 dias agoNota MT divulga lista de ganhadores de ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá
