Curtinhas

Anglizey Solivan é eleita nova desembargadora do TJMT

Published

on


O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeu, nesta segunda-feira (19), a juíza Anglizey Solivan de Oliveira, da 1ª Vara Cível de Cuiabá, como a nova desembargadora. Ela tomará posse na terça-feira, às 16h, ocupando a vaga aberta após o falecimento do desembargador Luiz Carlos da Costa, ocorrido em 10 de maio deste ano.

A eleição foi realizada por merecimento, seguindo os critérios estabelecidos por cada desembargador votante. A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara de Ações Coletivas, ficou em segundo lugar, e a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, ficou em terceiro.

A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, ressaltou o reconhecimento de Anglizey por parte do Pleno, observando que ela foi incluída na lista tríplice por todos os desembargadores. Em maio de 2024, Anglizey Solivan de Oliveira foi laureada com a Ordem do Mérito do Legislativo de Mato Grosso, recebendo a “Comenda Senador Filinto Müller”.

Essa eleição foi exclusiva para o sexo feminino, conforme resolução da ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, que instituiu a política de alternância de gênero no preenchimento de vagas na segunda instância do Judiciário brasileiro. Essa medida visa garantir que pelo menos 40% dos magistrados do tribunal sejam mulheres.

De acordo com o edital do Concurso nº 35/2024, as notas levaram em consideração o mapa estatístico de produtividade das magistradas nos últimos dois anos, documento elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça e disponibilizado para consulta dos membros da Corte estadual.





Continue Reading

As mais lidas da semana